sexta, 29 de março de 2024
DETRANZINHO PLAY

Projeto de Educação para o Trânsito em MS vence Prêmio Denatran-2021

21 agosto 2021 - 11h30Por Portal Governo MS

Reinventar-se! A pandemia nos trouxe muitas perdas emocionais, financeiras, profissionais. Mas também nos trouxe a oportunidade de buscar novas saídas, de criar novas histórias. Foi o que ocorreu com o trabalho de mais de vinte anos de Educação para o Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) que, sendo obrigado a fechar as portas da Cidade Escola de Trânsito, acabou criando o programa Detranzinho Play, premiado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pela categoria Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

O Ministério da Infraestrutura, por meio de seu Departamento Nacional de Trânsito, tornou público nesta sexta-feira (20) o resultado do Prêmio Denatran-2021, que tem por objetivo a valorização e a premiação de trabalhos, programas e projetos relacionados ao trânsito realizados em 2020 ou 2021.

“Nosso Detranzinho Play foi o Campeão!”, comemorou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, idealizador do projeto Cidade Escola de Trânsito quando de sua primeira gestão frente ao órgão, há mais de vinte anos.

De Brasília, o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, felicitou a diretoria do Detran em Mato Grosso do Sul: “Parabéns a toda a equipe de educação por esse trabalho muito bem construído. Esperamos vocês na entrega do prêmio, que vai ser dia 27 de setembro aqui no ministério”, enfatizou.

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito do Departamento, Elijane Coelho, o projeto lançado em abril deste ano traz vídeos curtos, voltados para crianças de seis a 12 anos de idade, usando diversas linguagens audiovisuais que servem de plano de aula e atividades de apoio.

Segundo ela, o projeto foi desenvolvido a partir de pesquisas dos gestores de educação de trânsito do Detran-MS e até agora já completaram pouco mais de 5,3 mil visualizações, com treze vídeos postados.

Play no Detranzinho

Nina foi precursora nos vídeos Detranzinho Play. (Foto: Reprodução)

“Oi pessoal, eu sou a Nina e hoje vou contar para vocês a história da menina que parou o trânsito”. E assim começa o primeiro vídeo postado pelo Detran-MS em seu canal do youtube na sessão Detranzinho Play, no dia 22 de abril deste ano. Uma narrativa lúdica, apresentada por uma boneca de fantoche, cheia de efeitos sonoros, que mostram toda a dinâmica do trânsito nas grandes cidade, interpretada pela servidora Danielle Sena Bertolazo.

De lá pra cá, vários outros temas vieram à tona em forma de brincadeira. Uma maneira de ensinar brincando e de levar um pouco da dinâmica do Detranzinho para dentro das salas de aula.

“Entendemos que o nosso Detranzinho sempre foi ferramenta muito importante na educação para o trânsito de crianças e adolescentes de todo o Estado e que a pandemia acabou dando uma freada nos nossos projetos. No entanto, encontramos uma saída e estamos muito satisfeitos com os resultados, principalmente diante de uma premiação como essa, apresentada pelo Denatran e que muito nos orgulha. É o reconhecimento de um trabalho que envolveu toda a equipe da educação em Mato Grosso do Sul”, comentou a diretora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Bolsonaro pede a Moraes devolução de passaporte para viajar a Israel

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris