Menu
Busca quinta, 24 de junho de 2021

Projeto GIAPA vai promover capacitação para prevenir incêndios florestais

Projeto GIAPA vai promover capacitação para prevenir incêndios florestais

02 maio 2012 - 15h01
Divulgação (TP)

O Projeto GIAPA – Gestão Integrada do Rio Apa, que envolve vários municípios do Brasil e Paraguai, está programando a realização de capacitação e treinamento para que sejam evitados incêndios florestais na região, ministrada pela Brigada do Corpo de Bombeiros do estado de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pelos municípios que compõem do Projeto GIAPA, visando preservar os recursos ambientais que são bastante danificados por incêndios no período do inverno.

A justificativa para esta ação é de que é quase nula a percepção da população desta região sobre a importância do manejo adequado dos recursos existentes na Bacia do Apa. Assim, atividades como a agropecuária e o extrativismo, são praticadas com a utilização de técnicas e hábitos rudimentares que acabam destruindo os recursos ambientais. O fogo é uma destas práticas.

Os técnicos envolvidos no Projeto informam que, levando em conta a grave situação que se dá na bacia pelos incêndios de pastagens e bosques e os efeitos que têm sobre a degradação dos recursos naturais, tornou-se necessária a capacitação das pessoas que vivem na área da bacia e em particular, aos grupos que utilizam o fogo como prática de manejo de pastagens ou habilitação de solos para cultivo.

Com esta atividade, serão realizadas oficinas de capacitação a produtores agropecuaristas, comunidades indígenas e colônias campesinas; além do que, propõem-se campanhas de promoção e difusão para a prevenção de incêndios, dirigidas à população em geral através dos meios massivos de comunicação como radio, televisão e imprensa escrita.

Estas atividades serão coordenadas e executadas pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Prefeitura Municipal de Antônio João, Prefeitura Municipal de Bela Vista, Prefeitura Municipal de Caracol, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, Grupo Pró-Apa e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Está prevista a realização de 4 (quatro) oficinas. 1º Ponta Porã/Antonio João; 2º Bela Vista; 3º Caracol e 4º Porto Murtinho definidos como pontos de risco.

Serão adquiridos equipamentos de controle de incêndios florestais que formarão parte do equipamento do Centro de Interpretação da Bacia/Cabeceira do Apa, Prefeitura de Bela Vista/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Caracol/Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Porto Murtinho/Corpo de Bombeiros de Porto Murtinho.

GIAPA

O Projeto GIAPA – Gestão Integrada do Rio APA é voltado ao fortalecimento e desenvolvimento sustentável do grupo populacional composto pelos Departamentos de Concépcion e Amambay, República do Paraguai, Estado do Mato Grosso do Sul e República Federativa do Brasil.

O projeto visa melhorar a condição do meio ambiente e qualidade de vida da população residente na bacia hidrográfica do Rio Apa, através de uma ação de consciência e trabalho ambiental, para lidar com o desenvolvimento do modelo de exploração agrícola e degradação do ambiente. Faz-se necessário o estabelecimento de normativas severas para o uso da terra e proteção dos recursos, além de um trabalho de conscientização ambiental para a população em geral.

O GIAPA é um projeto coordenado pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã (Brasil), e tem como parceiros a Gobernación do Departamento de Amambay (Paraguai) e ONGD Paz y Desarrollo (Espanha), co-financiado pela União Européia.




Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
MEC divulga escolas que receberão apoio do Programa Brasil na Escola
NOTÍCIAS
Sessão pública identifica candidatos do processo seletivo do Programa de Residência Judicial
RIO BRILHANTE
Polícia Civil prende segundo envolvido em racha, que causou a morte de jovem de 22 anos no sábado
ECONOMIA
INSS inicia pagamento de segunda parcela do 13º salário a aposentados