quinta, 14 de novembro de 2024
Ponta Porã

Projovem atende 170 pessoas na sua 4ª edição em Ponta Porã

Programa é desenvolvido através de parceria dos Governos Federal e do Estado com apoio da Prefeitura Municipal

03 fevereiro 2016 - 07h30Por Assessoria


O programa Projovem Urbano, que é desenvolvido através de parceria entre os governos federal e estadual com apoio da Prefeitura de Ponta Porã, que no ano passado formou 191 alunos, está atendendo atualmente 170 pessoas. A informação foi repassada pela professora de qualificação profissional na área de telemática, Monalisa Mara Meninelli Molina.

Segundo ela, o programa atende jovens de 18 a 29 anos, oferecendo a essas pessoas não apenas a educação básica, mas uma formação profissional e cultural. “Cada aluno recebe uma bolsa mensal de R$ 100 e pode concluir o ensino fundamental – do 1º ao 9º ano – no período de 18 meses, o que é sem dúvida uma grande oportunidade para quem não teve a chance de estudar na idade ideal”.

O Projovem nesta sua quarta edição está sendo desenvolvido nas escolas estaduais João Brembatti Calvoso,
Adê Marques e no distrito de Nova Itamarati. “De 50 a 60 inscritos no programa recebem atendimento em casa. São pessoas que não estão podendo se locomover ou que moram distantes, alguns em fazendas”.

O programa oferece uma formação cidadã, todos recebem acompanhamento social, buscando também envolver os alunos em ações voltadas para a sociedade. Na última sexta-feira, por exemplo, os estudantes participaram de uma mobilização contra o mosquito aedes aegypti.

Juntamente com os professores, assistente social e coordenadores, eles fizeram campanha na “Guerra contra o mosquito”, no Parque dos Ervais. Foram distribuídos panfletos orientando sobre o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e também o zika vírus.

Foram repassadas orientações para prevenir a proliferação da doenças com atitudes simples como manter o lixo em sacolas fechadas ou em lixeiras tampadas, armazenar garrafas vazias com a bico para baixo, tampar barris ou outros recipientes que armazenam água, colocar pratinhos nos vasos de plantas, lacrar caixas d’água, limpar a bandeja do ar-condicionado, remover a sujeira das calhas, guardar pneus em locais cobertos, lavar o recipiente e trocar a água dos animais diariamente, tampar ralos e retirar a água do reservatório de degelo da geladeira.

CULTURA

Já como parte das atividades culturais, no último sábado, os participantes do Projovem viajaram para a cidade de Dourados para assistir a estréia do filme “Os Dez Mandamentos”, sucesso de bilheteria nacional e que tem como roteirista Vivian de Oliveira, que é filha do casal de jornalistas de Ponta Porã, João Natalício de Oliveira e
Izolina Machado de Oliveira.

A assistente social Agda Martins Arruda Rodrigues disse que o programa incentiva outros tipos de aprendizagem como visitas a museus, centros culturais e teatros, cinemas, palestras motivadoras e de auto-estima. “Por isso que juntamente com os demais educadores, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã que nos cedeu o ônibus e a Igreja Universal do Reino Deus que nos cedeu as entradas, levamos o nosso grupo de alunos para assistir ao filme Os Dez Mandamentos em Dourados. Foi, sem dúvida, proporcionado um conhecido importante, já que muitos nunca tiveram até então a oportunidade de conhecer um cinema”, destacou a assistente social Agda Rodrigues.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

JUSTIÇA

Coaf: aumenta número de alertas de atividades suspeitas ligadas a bets

No STF, ministra dos Direitos Humanos falou em cassino de bolso

SAÚDE

OMS convoca comitê para reavaliar emergência global por mpox

ECONOMIA

Banco Central amplia exigências para instituições participarem do Pix