Menu
Busca domingo, 28 de novembro de 2021
EDUCAÇÃO

Publicada a primeira chamada para matrícula de cotistas negros

30 março 2021 - 12h00Por Portal MS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) publicou nesta terça-feira (30), o Edital de convocação de 1ª chamada de candidatos classificados no Processo Seletivo Vestibular UEMS 2021 (PSV-UEMS-2021) e no Processo Seletivo Permanente UEMS 2021 (PSP-UEMS-2021) nos sistemas de concorrências reservadas para negros/as para efetuarem matrícula nos cursos de graduação, na modalidade presencial.

A matrícula será realizada de forma remota, assim como as demais matrículas de alunos para graduação. O processo se diferencia pela realização da Banca de Avaliação Fenotípica, que será realizada por web conferência. Para participar dessa banca, o candidato deverá enviar uma vídeo gravado informando seu documento de identificação e leitura da sua autodeclaração étnico-racial para o e-mail bancacotasnegros@uems.br.

O vídeo deve ser enviado até dia 05 de abril, com recomendações de possuir no máximo 20MB de tamanho, nos formatos MP4 ou MOV e ser gravado nas seguintes condições: a)local com boa iluminação, fundo de cor única, neutra e clara; b) somente o/a candidato/a convocado/a (proibida a inclusão de outra pessoa na imagem do vídeo); c) enquadramento entre a cintura do candidato/a e um pouco acima da cabeça; d) com uso (câmera, celular, tablet, etc.) na posição horizontal e com duração entre 30 a 45 segundos (não pode exceder 45 segundos); e) proibido usar maquiagem; f) proibido usar óculos escuros; g) proibido usar chapéu, boné, gorro, turbante, bandana, lenço ou acessórios correlatos. h) não utilizar filtros de edição; i) vídeo de boa resolução; j) se necessário, utilizar fone de ouvido.

O parecer da Banca de Avaliação Fenotípica deve ser publicado no dia 09 de abril, cabendo recurso em caso de indeferimento. O resultado final deve ser publicado no dia 14 de abril.

Após o resultado da banca, os candidatos poderão efetuar a matrícula encaminhando o Formulário Requerimento de Matrícula Inicial e uma série de documentos para a coordenação do curso em que foram aprovados. Os documentos devem ser enviados em cópias por via postal com Aviso de Recebimento (AR) e digitalizados por e-mail.

A relação de documentos para matrícula, os endereços para envio de e-mail e correspondência, assim como mais informações sobre o processo estão no Edital.

Este Edital de Primeira Chamada para cotistas negros não contempla candidatos do curso de Medicina, que terá edital específico.

Quaisquer dúvidas e informações suplementares poderão ser respondidas pela Coordenadoria do Curso de Graduação, no endereço de e-mail constante do Anexo I do Edital, pela Divisão de Ingresso Discente (dind@uems.br) ou pela Diretoria de Registro Acadêmico (dra@uems.br).

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Educação financeira é estimulada no projeto "Essências" na EE Jorge Amado
SAÚDE
Pesquisa busca voluntários para testar tratamento para câncer de pênis
ESTADO
Agepen conclui formação de alunos das áreas de Administração, Finanças, Assistência e Perícia
SAÚDE
Covid-19: o que se sabe até agora da variante Ômicron