sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Porã

Saúde realiza ações no Dia Mundial de Combate a Aids em Ponta Porã

Uso da camisinha continua sendo o método mais eficaz para prevenção

03 dezembro 2014 - 07h15Por Assessoria

O Governo do Prefeito Ludimar Novais (PPS), através da Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Ambulatorial Especializado- SAE, realizou nesta segunda-feira, dia 1º, na Praça Lício Borralho, ações pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com o lema “Fique Sabendo, não deixe para depois”.

Dentre as ações, foi instalado na praça um serviço ambulatorial móvel, onde várias pessoas puderam realizar testagem rápida do HIV, sífilis e hepatites. A distribuição gratuita de preservativos e a distribuição de panfletos educativos foram realizadas com uma equipe altamente capacitada e treinada pela secretaria de saúde.

De acordo com o coordenador do SAE, Cláudio Ribeiro, o principal objetivo do dia mundial de combate a Aids é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, além de trabalhar na redução do preconceito e incentivar o teste rápido “a testagem é totalmente segura e anônima e esta disponível gratuitamente durante todo o ano do SAE que fica localizado na avenida Presidente Vargas, nº1.845, ao lado do Hotel Pousada do Bosque, além do mais, em caso positivo, é realizado o acompanhamento do paciente, distribuição das medicações e tratamento”.

Outro fator importante foi lembrado pela psicóloga do SAE, Fabiana Fabris Lang, de que é muito melhor ter um diagnostico precoce e realizar o tratamento, pois aumenta a expectativa de vida do soropositivo e seguindo as recomendações de tratamento ganha qualidade de vida “não existe mais a distinção entre grupo de risco, que eram os usuários de drogas injetáveis e homossexuais, e grupo de não risco, atualmente fala-se em comportamento de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, o número de heterossexuais infectados por HIV tem aumentado muito nos últimos anos, principalmente em mulheres” concluiu.

O uso da camisinha continua sendo o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis. Além disso, evita uma gravidez não planejada, por o aconselhável ainda, é usar camisinha sempre.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa