sexta, 19 de abril de 2024
EDUCAÇÃO

SED realiza live de aquecimento para 14ª Mostra cultural e Festival MS in Concert

12 agosto 2021 - 08h00Por Portal Governo MS

Está chegando mais uma edição da Mostra Cultural e do Festival MS in Concert, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED) por meio do Núcleo de Arte e Cultura (Nuac). Para revelar um pouco do que será apresentado no final do ano, a equipe responsável pelo evento preparou uma live de “aquecimento” para esta quinta-feira, dia 12 de agosto, com a participação de três grupos formados por estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE).

Com início às 19h, a live será transmitida pelo canal da SED no Youtube (youtube.com/educacaoms) diretamente da Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e contará com as participações da Orquestra da EE Arlindo Sampaio Jorge, do grupo de Dança Folclórica Ana Vieira, da EE Amando de Oliveira, e Érico Bispo e da “Phenix Brass Band”, da EE Neyder Sueli Costa Vieira.

Os grupos são formados por estudantes da REE que também estarão presentes no festival, marcado para o final deste ano e que reunirá alunos de todo o Estado, para apresentações de dança, teatro, circo, capoeira, pintura em tela e cinema e música.

Sobre os grupos

Orquestra da EE Arlindo de Sampaio Jorge: Iniciado em 2014 a orquestra tem como professor o Maestro Alex Pereira Antunes e atende atualmente 20 estudantes, que recebem aulas de teoria musical, leitura rítmica solfejo e pratica instrumental em violino, viola clássica, violoncelo contrabaixo acústico, clarineta e flauta transversal.

Grupo de Dança Folclórica: Ana Vieira e Érico Bispo, fazem parte do Programa Arte e Cultura na escola desde 2018 com os projetos de Dança Folclórica e Teatro. Os dois são graduados em Artes Cênicas e Dança, com especialização em Arte Educação e Cultura Regional.

Phenix Brass Band: Formada por ex-alunos dos projetos do Programa Arte e Cultura na Escola, que se reuniram com o objetivo de praticar os instrumentos de metais, estudar métodos e compor repertórios para apresentações na cidade de Campo Grande e região.

Sobre o evento

A “Mostra Cultural” foi oficializada através da Lei nº 3.818, de 21 de dezembro de 2009 que dispõe sobre a inclusão da mostra cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul no calendário oficial de eventos do Estado e tem como finalidade apresentar à comunidade sul-mato-grossense os exercícios artísticos produzidos pelos estudantes da Rede Estadual de Ensino, nas formas de expressões artísticas, tais como pintura em tela, cinema, teatro, dança, capoeira e circo.

Adiada em função da pandemia causada pela Covid-19, a 14º Mostra Cultural e o MS In Concert será realizada neste ano de 2021 e busca estimular nos educandos a autoconfiança na relação existente entre a produção artística pessoal, ou coletiva, e os conhecimentos teórico-estéticos dos processos de criação, exercitando com liberdade criativa através das técnicas, seus sentimentos e emoções a partir de uma reflexão sobre o seu território, sua cultura e sua história.

Desta vez, o tema proposto foi “Folclore – A Cultura Popular Brasileira” o resultado poderá ser visto nas apresentações durante a 14ª Mostra Cultural das Escolas de MS e Festival de Música das Escolas Estaduais de MS, programado para o final deste ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa