quinta, 28 de março de 2024
JUVENTUDE

Semana do Jovem Empreendedor será realizada de 9 a 13 de agosto

09 agosto 2021 - 10h30Por Portal Governo MS

Entre os dias 9 e 13 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, realiza a Primeira Semana Estadual do Jovem Empreendedor, com vasta agenda que oportuniza aos jovens informações sobre empreendedorismo, contato com casos de sucesso, conceitos sobre o que é empreender e ainda incentivo aos que têm ideias, mas que ainda não possuem conhecimento de onde buscar ajuda.

O mês de agosto é dedicado à juventude, uma vez que há várias datas no calendário que remetem a este público: Estatuto da Juventude (05 de agosto), o Dia Nacional do Estudante (11 de agosto) e do Dia Internacional da Juventude (12 de agosto). Além disso, no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul está em vigor a Lei Estadual n 3.974/10, que criou a Semana Estadual do Jovem Empreendedor.

A programação será desenvolvida em parceria com universidades, Secretaria Estadual de Educação, Sebrae e ainda com a Superintendência de Assistência Socioeducativa, que é ligada à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública.

Ian Leal, titular da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, destaca que a intenção é, neste momento de pandemia do coronavírus, trabalhar com os jovens que não tiveram oportunidade de entrar no mercado de trabalho ou que foram demitidos e estão sem perspectivas. “Estamos caminhando com baixa nos casos da Covid-19 e isto nos anima bastante porque muitos terão a oportunidade de desenvolver seus projetos pessoais, mas que, ainda, estão sem um norte. A semana estadual será uma ótima oportunidade”, destaca.

Ainda de acordo com Ian Leal, a Subsecretaria pretende ajudar os jovens a colocar em prática seus projetos e também a quebrar o conceito de que empreender precisa ser algo grandioso. “Aquele jovem que acabou de se formar, por exemplo, e quer abrir um escritório, já está empreendendo. Aquele que abriu um brechó, tem talento para fazer docinhos, decoração. Tudo isto é empreender”, frisa.

Dentro da programação, também será apresentada qual a estratégia do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em relação ao cenário econômico daqui para frente, no pós-pandemia, para que os jovens planejem a oportunidade governamental com suas intenções de empreendedorismo.

Dia E

Alunos matriculados nas escolas estaduais também vão ter acesso à programação da Semana do Jovem Empreendedor. No dia 9 de agosto eles terão aulas sobre o que é empreendedorismo e de que forma pode transformar situações e desafios para desenvolver novas ideias e negócios.

A aula expositiva proporciona uma ampla visão da temática e gera um novo olhar para o empreendedorismo, inclusive a Subsecretaria preparou o conteúdo para que os professores repassem aos alunos.

Caso de sucesso

A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Juventude reserva dentro da Semana do Jovem Empreendedor uma oportunidade aos jovens que estão em privação de liberdade cumprindo medida socioeducativa dentro das Unidades Educacionais de Internação (Uneis).

A intenção de inserir este público que, no momento, está sem poder colocar em prática possíveis ideias de empreendedorismo, mas que, ao sair, podem seguir caminhos que podem dar uma nova oportunidade sem ter, necessariamente, que ser trabalhando para terceiros, mas tirando sonho do papel. Para isto, a história de superação do jovem empresário de Campo Grande, Jean Adrian.

O convidado vai estar presencialmente na Unei Dom Bosco, por onde passou como adolescente infrator, e sua participação será transmitida para todas as unidades educacionais do Estado.  Vale ressaltar que todas as medidas de biossegurança serão tomadas para barrar a disseminação do coronavírus.

“Eu cometi delito, passei por uma Unei e sei como é lá dentro. Sai e a primeira coisa que decidi foi retomar meus estudos, fiz faculdade de publicidade e propaganda e comecei a trabalhar na área. Depois, segui para o mercado de eventos e há 15 anos empreendo neste ramo, onde me encontrei como empresário”, relata Jean que vai levar sua história para as Uneis e mostrar que todos podem, basta busca e esforço.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE