domingo, 08 de dezembro de 2024
NOTÍCIAS

TJ realiza o 11º curso de formação de conciliadores

07 outubro 2022 - 11h30Por TJMS

Ministrado em Campo Grande, no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), de 3 a 7 de outubro, visando de fornecer qualificação permanente para formação de novos conciliadores judiciais e oferecer atendimento qualificado às pessoas que buscam soluções autocompositivas, o Tribunal de Justiça, por meio do Nupemec e em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud), realizou o 11º curso presencial de formação de coonciliadores. 

Sob o comando dos instrutores Nilton César Antunes da Costa e Andreia de Lima Duca Bobadilha, nos períodos matutino e vespertino, cumprindo as 40 horas-aula do módulo teórico, o curso teve a participação de 11 alunos. O conteúdo oferecido possibilitou a imersão dos participantes nos conceitos teóricos e nas boas práticas da conciliação por meio de simulações, oportunizando o compartilhamento de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação prática das técnicas autocompositivas. 

Essa é a quarta edição neste ano, resultando na capacitação de 48 conciliadores em 2022. Além da etapa teórica, os alunos terão um ano para concluir o módulo prático de 60 horas-aula, composto por 30 audiências reais e uma supervisão para se tornarem conciliadores e mediadores judiciais.

O coordenador do Nupemec, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, recepcionou os participantes e destacou a importância do trabalho da conciliação judicial. “Esse curso vai capacitá-los a ajudar as pessoas a tratarem adequadamente seus conflitos, com empatia, empoderamento e autorresolução. Tudo para que os envolvidos sejam os protagonistas das soluções encontradas. Uma verdadeira mudança de paradigma conduzida por vocês”, disse ele.

O Nupemec do Tribunal de Justiça de MS é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para realização de cursos de formação de conciliadores e mediadores judiciais e esse reconhecimento possibilitou capacitações mais efetivas para a realidade sul-mato-grossense.

A meta para 2022 do Nupemec é oferecer, em parceria com a Ejud, o módulo teórico a 164 participantes de todo o Estado, além de mais 48 vagas em cursos de atualização de procedimentos para mediadores e conciliadores que já atuam. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

CULTURA

Com financiamento da Lei Paulo Gustavo, TransCine encerra projeto de cinema com exibição na Capital

SAÚDE

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

SAÚDE

Capacitação em imunização fortalece vacinação em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul