Menu
Busca segunda, 27 de setembro de 2021
NOTÍCIAS

TJMS registra aumento significativo nos pedidos de sustentação oral

17 junho 2021 - 16h30Por TJMS

Em razão da pandemia, todas as sessões de julgamento presenciais agora são realizadas no formato telepresencial. Com a mudança, segundo a Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça, houve um aumento significativo nos pedidos de sustentação oral, uma vez que não há mais a necessidade de deslocamento até o plenário do TJ, possibilitando que advogados do interior, bem como de todo o país, possam realizar o pedido. Prova disso, é o caso de sustentação oral em que o advogado estava nos Estados Unidos.

Para efeitos de comparação, durante todo o ano de 2019 foram realizados 1.080 pedidos; em 2020 foram 1.157, e somente nos primeiros meses deste ano foram solicitadas 643 sustentações. A média, por sessão, está em torno de 20 pedidos. Houve inclusive 38 pedidos de sustentações orais em apenas uma sessão.

Em 2021, a Câmara com mais pedidos de sustentação oral foi a 1ª Câmara Cível, com 147 pedidos; seguida da 2ª Câmara Cível, com 99. Dentre as criminais, a que teve mais pedidos foi a 2ª Câmara, com 95 solicitações.
 
A Secretaria Judiciária ressalta que os interessados devem requerer a sustentação oral por meio do link (https://www5.tjms.jus.br/institucional/plenarios-virtuais.php) até as 18 horas do dia útil anterior à sessão. A novidade é uma realidade e tem agradado todos os envolvidos, que já se adaptaram à nova tecnologia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTÍCIAS
TJ implementará 100% do retorno dos serviços presenciais no dia 18 de outubro
LEGISLATIVO DE MS
Neno Razuk recebe moção de agradecimento por destinação de emenda à Itaquiraí
CIDADE
Já está em vigor lei que reduz ICMS da energia elétrica para 1 milhão de unidades consumidoras
SAÚDE
Campanha foca em conversa com família para aumentar doação de órgãos