quinta, 25 de abril de 2024
TELEVISÃO

A Revanche é segunda chance que o próprio MasterChef merece

10 outubro 2019 - 12h30Por Terra

Quem gosta de ver comida na TV está com água na boca. Duas estreias movimentam o mês. Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, a Globo lança seu primeiro reality show de gastronomia, o Mestres do Sabor, com apresentação do chef Claude Troisgros, famoso por programas no GNT.

Na terça-feira (15) será a vez de o público começar a saborear a nova temporada do MasterChef Brasil. Chamada de A Revanche, traz 20 cozinheiros de edições passadas em uma disputa que deve ser ainda mais acirrada do que o normal. Dez deles serão eliminados logo no primeiro episódio.

Ainda que manjada, essa tática de produzir uma temporada com antigos participantes quase sempre funciona em atrações de competição.

Por já conhecer o elenco, o telespectador imediatamente define para quem vai torcer – e elege os alvos de sua antipatia. Esse engajamento instantâneo dá relevante impulso para o programa na largada.

Se para alguns concorrentes será mesmo uma revanche, a fim de provar que mereciam ter vencido anteriormente, ao MasterChef essa edição tem gosto de segunda chance.

O formato da produtora Endemol Shine continua interessante, porém, perdeu força na última temporada com cozinheiros amadores, exibida entre março e agosto deste ano.

A mudança da terça para o domingo não funcionou. A média de audiência foi de 3.6 pontos, a menor das dez temporadas produzidas, incluindo as versões MasterChef Profissionais e MasterChef Júnior.

Ibope à parte, o elenco da temporada passada não empolgou. Nesse formato, a personalidade dos competidores é tão importante quanto a dinâmica das provas e os pratos preparados.

A escolha do grupo de A Revanche parece ter seguido os clichês de um novelão clássico. Há participantes vistos como vilões e mocinhos, além de alguns temperamentais que adoram salpicar discórdia para desestabilizar os adversários.

Maior sucesso da Band nos últimos anos, a franquia MasterChef precisa (e merece) a chance de se reabilitar. Afinal, todo mundo erra a receita alguma vez na vida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões