sexta, 19 de abril de 2024

Arquiteto dá oito dicas para seu apartamento parecer maior

Arquiteto dá oito dicas para seu apartamento parecer maior

08 janeiro 2013 - 16h30
daquidali



Nem sempre o apartamento com as dimensões dos sonhos é aquele que cabe no bolso. E ajeitar pequenos espaços pode ser uma tarefa complicada, já que um móvel grande demais ou um quadro fora do lugar podem diminuir ainda mais o ambiente. Planejar um pouco a decoração, no entanto, pode fazer o local parecer bem maior e mais aconchegante, como mostram as dicas do arquiteto e decorador Diego Revollo.


1. Móveis grandes: à primeira vista, a dica pode parecer estranha, mas segundo o arquiteto, investir em mobiliários grandes é uma boa saída para quem quer deixar o apartamento com cara de grande. “Uma grande quantidade de móveis pequenos faz você sentir-se morando em uma casa de bonecas”. Por isso, antes de pensar na decoração da casa, planeje como será o uso de cada ambiente. Diego dá um exemplo: use um sofá grande se você deseja uma sala para assistir TV. Só instale mesa lateral se realmente sobrar espaço.

2 . Os tapetes não só dão um toque especial à decoração da casa como também podem ser grandes aliados nessa tarefa de aumentar os ambientes. Portanto, opte por tapetes de grandes dimensões. “Você pode envolver todos os móveis do ambiente em um só tapete. Tapetes pequenos dão a impressão de estar em um espaço cheio de divisões, mais apertado”, diz o arquiteto e decorador Diego Revollo.

3. Móveis baixos e horizontais: são ótimos para acomodar todo tipo de objeto por causa das linhas horizontais que parecem ampliar o ambiente. Esqueça as prateleiras e aposte, por exemplo, em estantes compridas e baixas. “A regra é sempre fazer móveis baixos para a TV”, diz Diego.

4. Outra dica interessante ensinada pelo arquiteto é instalar móveis suspensos. Enxergar o chão – ou o tapete – desaparecendo debaixo dos móveis, faz o espaço parecer maior, explica Diego. “Evite prendê-los no teto, isso depois exigirá muito quebra-quebra, caso você queira mudar o layout do ambiente”, ele acrescenta.

5. Vai pintar? Aposte no branco. A cor dá uma sensação de ampliar o ambiente. “Pinte tudo de uma cor só. A ideia de uma caixa monocromática combina com espaços pequenos”, diz Revollo.

6. Use e abuse dos espelhos fugindo sempre daqueles com formatos inusitados. Use-o no maior tamanho possível, por exemplo, em salas de jantar ou halls. De preferência cubra uma parede inteira, ensina o profissional.

7. Atenção para as mesas de centro, escolha aquelas que não atravanquem a passagem. O móvel deve permitir espaços de no mínimo 60 cm para circular entre os demais. “Neste caso, prefira mesas compridas e estreitas, ou formadas por um agrupamento de mesas menores. Deste jeito, você não deixará a decoração engessada e terá uma estética ainda mais atual”, explica o arquiteto.

8. Reduza ao máximo o número de ambientes. O excesso de divisões dá sensação de aperto. A dica é: concentrar várias funções em um mesmo espaço. Quer um exemplo? Planeje uma sala para receber visitas, ver TV e fazer refeições. No quarto, aposte nas TVs finas e uma bancada para o laptop, sugere o arquiteto.


Aurora Aguiar

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa