Menu
Busca domingo, 09 de maio de 2021

Festival de jazz e viola vai unir música raiz à erudita

Festival de jazz e viola vai unir música raiz à erudita

17 dezembro 2012 - 16h20
Campograndenews



O Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, será palco do primeiro festival de jazz e viola de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado nesta terça (18) e quarta-feira (19), às 20h. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será destinado a ação social.

Anunciado como um dos maiores encontros já realizados entre a raiz e o erudito, o festival tem objetivo de unir fronteiras entre as tendências da música instrumental brasileira.

A abertura será realizada pelos violonistas sul-mato-grossenses Marcos Assunção e Marcelo Loureiro, que se apresentam na companhia de Romualdo Costa - músico do Pernambuco -, Júlio César Matos Borba, Aurélio Miranda, Igor Canazilles, Alvani Calheiros, Guto Costa e Gabriel Basso.

No último dia, o instrumentista Roberto Corrêa, do Distrito Federal, encerra o evento, logo após a estréia da Camerata Violeira, grupo vinculado ao projeto Violeiros de Mato Grosso do Sul.

Camerata Violeira – Cerca de 40 alunos integram o projeto. Eles receberam aulas gratuitas de teoria musical, leitura, grafia e harmonia. Tudo voltado à viola caipira. Os participantes também ganharam material didático e o instrumento.

Na apresentação desta quarta-feira, os músicos vão apresentar três canções, em violinos, violoncelos, acordeom, sax, percussão, baixo acústico e bateria.

Além das músicas regionais e dos arranjos inéditos, o repertório inclui ritmos tradicionais como choro, jazz, samba e baião.

A acordeonista e cantora Lenilde Ramos também vai se apresentar, na companhia do contrabaixista Leonardo Camy.

Oficinas – A programação do fetival inclui, ainda, oficinas de música com inscrição limitada. O preço, por aluno, é de R$ 10,00. Haverá certificado.

Confira a programação:

Dia 18/12 - às 9h - Saxofone, com Romualdo Costa (PE) -"Técnicas desenvolvidas para música popular e Jazz".

Guitarra, violão e viola, com Marcos Assunção (MS) - "Analise da técnica da improvisação aplicada ao repertório brasileiro”.

Dia 19/12 - às 9h - Viola, com Roberto Correa (DF) - "Prática de viola caipira".

O festival de jazz e viola tem o apoio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Mais informações podem ser obtidas pelos sites www.festivaljazzeviola.com.br, www.cameratavioleira.com.br, www.marcosassuncao.com.br, www.robertocorrea.com.br.

Serviço - O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, no centro de Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Região
PMA de Naviraí surpreende dois caçadores e apreende duas armas e munições escondidas
POLÍTICA
Bolsonaro faz passeio de moto em homenagem ao Dia das Mães
INFRAESTRUTURA
Abertura de novos corredores logísticos dará mais competitividade ao agronegócio de MS
BRASIL
Sinal digital de TV já chega a 90% dos brasileiros