quinta, 25 de abril de 2024

Veja como decorar sua casa você mesmo de maneira barata

Veja como decorar sua casa você mesmo de maneira barata

14 dezembro 2012 - 14h00
Terra



Nem todo mundo que quer decorar (ou redecorar) a casa tem dinheiro ou tempo para procurar decoradores. Por isso, cada vez ganham mais espaço as técnicas de “Do It Yourself” (“Faça Você Mesmo”), que ajudam o morador a customizar objetos e reaproveitá-los para deixar o imóvel com a sua cara.

Foi assim que a jornalista Joelma Terto, de Porto Alegre, decorou seu primeiro apartamento. “Eu era recém-formada, tinha meu primeiro ‘apê’ alugado e pouco dinheiro. Sempre gostei de decoração e comecei a montar o apartamento com móveis doados por amigos e incrementar com o que tinha”, conta ela.

Joelma adaptou móveis, criou peças e até reciclou material achado no lixo. Ela transformou, por exemplo, uma estante antiga de madeira escura em um conjunto de prateleiras brancas; usou uma peça de jogo americano para criar uma luminária; fez as cortinas do próprio banheiro com plástico, contact e ilhoses; e revestiu o armário com tecido. “Pra mim, achar quadro no lixo foi super natural”, brinca ela, que usou vários objetos que seriam descartados na sua decoração. Um carretel de madeira, por exemplo, virou mesa de centro ou banquinho, dependendo da necessidade.

Esse tipo de decoração feita pelo próprio morador vem crescendo tanto no Brasil e no mundo que até os profissionais do ramo estão entrando na onda. A decoradora carioca Vivianne Pontes criou um projeto em que vários elementos foram feitos por ela e pelo cliente. “Usamos, por exemplo, uma escada para fazer uma horta vertical, fizemos luminárias de cachepôs e fruteiras, armários de cozinha de caixinha de feira”, conta ela. Com base nessa experiência, Viviane dá dicas para quem quer fazer sua própria decoração e deixar a casa ainda mais com a própria cara:

- Pesquise muito antes de colocar a mão na massa – tenha certeza de que entendeu a técnica (na internet, é possível encontrar tutoriais, inclusive em vídeo);
- Teste antes em um material menor;
- Conheça os materiais que está utilizando;
- Nunca desista de um projeto antes de terminá-lo (ou acabará com um depósito de projetos iniciados);
- Na hora de pintar móveis, use tinta acrílica de parede, e não spray: o resultado é muito melhor e, com uma cera por cima, a pintura dura anos.

Independente do tipo de customização – colar tecido na parede, pintar com diferentes cores, usar objetos para diferentes funções – o importante é sempre prestar muita atenção na técnica e saber combinar os vários objetos da casa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira