Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
Cerro Alegre Empreendimentos Imobiliários
SAÚDE

Certificado de Proficiência comprova excelência dos exames realizados pelo Lacen/MS

28 maio 2021 - 14h30Por Portal Governo MS

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, recebeu o Certificado de Proficiência da Controllab, referente ao ano de 2020, para 17 exames realizados em três áreas pelo Lacen. O documento confirma excelência nos resultados apresentados pelo serviço.

A Secretaria de Estado de Saúde contratou empresa especializada em serviços de controle externo de qualidade. A analise foi feita entre novembro de 2019 e novembro de 2020. A gerente da Qualidade e Biossegurança do Lacen, Rita de Cassia, explicou que durante o período de avaliação o laboratório recebe periodicamente amostras cegas para analise e no final do ano é divulgado o resultado. "O serviço de controle externo de qualidade é uma prova e o resultado mostra a excelência dos serviços prestados pelo Lacen e comprometimento da equipe”, disse Rita.

O Lacen/MS recebeu o certificado de Proficiência Clínica nas seguintes áreas :Bacteriologia (Bacterioscopia BAAR e Gram; Identificação Ambulatorial e Hospitalar, Teste de Sensibilidade); Biologia Molecular (Hepatite B, Hepatite C e HIV); Imunologia (Leptospirose; Rubéola; Sarampo); Líquor (Pesquisa de BAAR); Micologia (Identificação Micológica); Sorologia (anti-HIV triagem; Leishmaniose visceral) e Virologia (Rotavírus).

Também recebeu Certificado de Proficiência em Microbiologia para Contagem de bactérias; Heterotróficas; Determinação de Endotoxina; Pesquisa de Coliformes Termotolerantes; Pesquisa de E.col; Pesquisa de Pseudomonas aeruginos e Certificado de Proficiência AFQ para pH.

O Laboratório Central de Saúde Pública é reconhecido como um centro de referência regional nos diagnósticos de agravos e nas análises de produtos e tem como missão prestar serviços laboratoriais à comunidade no que tange à saúde pública, visando atender com qualidade e confiabilidade no âmbito da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Com experiência e profissionais altamente capacitados, sempre passando por capacitações do Ministério da Saúde, o Lacen tem como competência coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública; realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual; realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico; promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido e apoio a pesquisa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESENVOLVIMENTO
Primeiro do País a identificar potenciais hidrelétricos, MS é case de sucesso na busca por oferta de
TRÁFICO DE DROGAS
Polícia Militar apreende adolescente que transportava mais de 20 quilos de maconha
AGRO
Campanha quer conscientizar para produção de alimentos seguros e seus benefícios
POLÍTICA
Diretor da Precisa diz não ter participado de negociação da Covaxin