terça, 16 de abril de 2024
CORONAVÍRUS

Covid-19: vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos avança nas aldeias de MS

01 outubro 2021 - 13h30Por Portal Governo MS

Da mesma forma que nas comunidades urbanas, a vacinação de adolescentes indígenas de 12 a 17 anos contra a Covid-19 avança nas 78 aldeias existentes em Mato Grosso do Sul. Segundo o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) em três dias dessa semana (de terça a quinta-feira) 867 jovens indígenas receberam a primeira dose da vacina da Pfizer no Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) fez a distribuição de 2004 doses da vacina para serem enviadas às aldeias do Estado, conforme pactuado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite, que reúne os secretarios municipais de Saúde e a SES. O público estimado para receber a vacina é de 12.533 pessoas.

De acordo com a resolução, essas doses devem ser  empregadas pelos municípios que possuem população indígena aldeada, por meio de seus respectivos Pólos Base, como primeira dose (D1), para a vacinação de adolescentes indígenas aldeados de 12 a 17 anos de idade, em ordem decrescente de idade, iniciando pelos que tenham 17 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 12 anos de idade, com ou sem comorbidades.

“Somos o primeiro lugar na vacinação graças a um trabalho intenso das nossas equipes e dos profissionais de saúde de todos os municípios. Parabenizo os agentes, técnicos, enfermeiros e demais pessoas envolvidas também dentro das reservas indígenas, pois a queda drástica do número de casos de Covid-19 e das mortes em decorrência desta doença se deve ao esforço deste exército”, pontua o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

O coronel Marcelo Fraiha, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e assessor militar na Secretaria de Estado de Saúde (SES), explicou que a estratégia da vacinação de adolescentes indígenas em Mato Grosso do Sul foi definica em reunião com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a SES.

Eliete Domingues Rios Maggione, chefe de Atenção à Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, explica que a vacinação vem acontecendo nas unidades de saúde e em escolas, no período das 07h00 às 17h00. A campanha vai ser realizada também neste final de semana (sábado e domingo) no período da manhã em pontos de concentração de adolescentes, como igrejas e campos de futebol.

Segundo Eliete, cerca de mil profissionais estão envolvidos na vacinação desse público indígena, entre eles, 746 enfermeiros e técnicos de enfermagem. O restante são motoristas, servidores do setor administrativo, AIS (Agentes de Saúde Indígena) e outros.

“A vacinação desse público está tendo uma boa aceitação. Antes mesmo de iniciar a campanha, muitos jovens já procuravam os profissionais e perguntavam sobre o assunto. Além da vacinação que é feita nas escolas, também estamos vacinando jovens que são levados às unidades pelos pais. Eu avalio que essa imunização vai ser um sucesso”, concluiu Eliete Maggione.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa