quinta, 25 de abril de 2024
PANDEMIA

Dourados terá lockdown de 14 dias para tentar frear o coronavírus

28 maio 2021 - 12h45Por Dourados News

A partir de domingo (30/5), todos os serviços considerados não essenciais estarão impedidos de funcionar em Dourados pelos próximos 14 dias. A medida é uma forma de tentar frear o avanço do coronavírus, doença que já matou 750 pessoas no município – 284 desses são de moradores de outras localidades internados na cidade.

A decisão foi tomada pelo prefeito Alan Guedes (PP) após encontros com representantes de vários setores da sociedade, incluindo empresários e promotores de Justiça. 

Os estabelecimentos aptos e a forma de funcionamento serão publicados em Diário Oficial. O chefe do Executivo fará um pronunciamento nas redes sociais até as 10h30.

O lockdown ocorre diante do crescente aumento dos casos de coronavírus e da fila de espera por leitos de UTI Covid, que na quinta chegou a 53 pessoas. 

A cidade, polo de uma região com mais de 30 municípios, vive a mais forte onda da doença desde o início da pandemia. 

No ano passado, Dourados chegou a ser classificado como ‘epicentro’ dos casos de coronavírus no Mato Grosso do Sul, porém, sem o ‘estrangulamento’ atual no sistema de saúde pública. 

Bandeira cinza

Na terça-feira (25/5), o município foi classificado com ‘bandeira cinza’ pelo Prosseguir, ferramenta criada pelo Governo do Estado para monitoramento durante a pandemia, indicando grau extremo de risco de contágio do coronavírus. 

Diante da ocasião, através de decreto a prefeitura ampliou o horário do toque de recolher para iniciar às 20h – antes era 21h -, seguindo até 5h do dia seguinte. O documento tem validade até 29 de maio e manteve as atividades já estabelecidas nas determinações anteriores. 

Até o momento, 31.200 douradenses testaram positivo à doença. Conforme o boletim epidemiológico mais recente, publicado na manhã desta quinta-feira, 28.473 são considerados recuperados.

Outros 2.117 encontram-se com o vírus e em isolamento domiciliar. Já 166 estão internados entre enfermarias (91) e UTI’s (75), em hospitais públicos e privados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue