sexta, 19 de abril de 2024
PONTA PORÃ

Hospital Regional investe em equipamentos e treinamento de técnicas confortáveis no combate à Covid

29 junho 2021 - 09h15Por SESMS

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), promoveu na última semana treinamento sobre Manejo Ventilatório Sars-CoV-2 que aborda protocolos de terapia ventilatória não invasiva. A capacitação apresentou dois dispositivos importantes no atendimento de pacientes com Covid-19, que foram adquiridos recentemente pelo hospital e auxiliam no tratamento da doença. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Utilização dos equipamentos e técnicas eficazes em gerar mais conforto foram foco da ação. A tecnologia permite ao paciente tolerar mais tempo o suporte não invasivo enquanto aguarda sua recuperação da inflamação pulmonar. O fisioterapeuta intensivista Alexandre Satoshi foi responsável pelo treinamento e explica como funciona. “Com o capacete podemos pressurizar o pulmão através de sua interface, que fica ao redor do pescoço e cabeça do paciente. Já pelo Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF), este instalado no nariz, conseguimos atender a demanda ventilatória do paciente com quadro de hipoxemia leve e moderada”.

A capacitação foi bem recebida pelos 30 profissionais que participaram da atividade. O coordenador do setor de Fisioterapia do hospital, Fábio Costa, reforça a importância da atenção à educação continuada. “Estamos em um período crítico, onde enfrentamos um vírus novo e o conhecimento e equipamentos eficientes são fundamentais para salvar vidas. A consistência de treinamentos mantém a equipe mais qualificada e confiante no trabalho desenvolvido, enquanto os aparelhos garantem melhores condições de sucesso”.

O conjunto da interface Helmet e CNAF trabalha para minimizar as condições de intubação orotraqueal, gerando melhor oxigenação ao paciente, mais conforto e potencialmente menor tempo de internação. Atualmente, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto conta com 40 leitos de UTI Covid-19 e 24 leitos de Clínica Médica Respiratória, mantendo taxa de 100% de ocupação.

O diretor-geral da unidade, Demétrius do Lago Pareja, ressalta que a meta é diminuir o número de casos de intubação. “Hoje temos uma taxa de 100% de ocupação dos leitos. Na UTI Covid estamos utilizando em torno de 85 a 90% de ventilação mecânica invasiva por intubação orotraqueal. Com a aquisição destes dispositivos, conseguiríamos minimizar este índice e qualificar a assistência por meio de terapia extremamente atual, confortável ao paciente e eficiente”.

Fotos: Armando Lima/Acqua

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa