quinta, 28 de março de 2024
SAÚDE

MS vai receber projeto piloto de encoleiramento em massa de cães para combater leishmaniose

21 maio 2021 - 09h00Por Portal Governo MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) articula com o Ministério da Saúde a implantação de projeto piloto em três municípios do Estado que prevê a colocação em cachorros de coleiras com repelente contra o mosquito de leishmaniose.

O Ministério da Saúde elencou 132 cidades no Brasil elegíveis para participarem do programa, baseados na incidência de leishmaniose visceral em humanos. Três municípios em mato Grosso do Sul estão aptos para ingressar no programa, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande.

A SES se reuniu nesta quarta-feira com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo, onde foram definidos os primeiros bairros que irão compor o programa.

Na reunião foram escolhidos os bairros Pioneiro, Jardim Batistão, Nova Campo Grande, Mata do Segredo, Universitário e Jardim Veraneio. Em Campo Grande a previsão inicial é colocar em 15 mil cães a coleira com repelente contra o mosquito de leishmaniose.

A Secretaria de Estado de Saúde irá realizar reunião com representantes de Corumbá e Três Lagoas para definir a quantidade de animais e os bairros que farão parte do programa.

O projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral (Calazar), tem como objetivo o encoleiramento em massa de cães com coleiras impregnadas com deltametrina a 4%, principio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença.

As coleiras serão distribuídas gratuitamente pelo governo, de casa em casa, acompanhadas por um exame de sangue de rotina, realizado regulamente para diagnosticar a evolução da doença na comunidade canina.

A previsão é que a partir de janeiro de 2022 inicie a implantação do programa, após a adesão dos municípios.

A Secretaria de Estado de Saúde registrou neste ano 18 casos de leishmaniose visceral em humanos e quatro óbitos. Em 2020 foram registrados 120 casos da doença e sete óbitos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro