Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
Prefeitura Municipal de Dourados - Nota Dourados - Setembro 2021
SAÚDE

Municípios têm até a próxima sexta para aderirem ao programa de cirurgias eletivas e diagnósticos

08 setembro 2021 - 11h00Por Portal Governo MS

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul têm a próxima sexta-feira (10) para se credenciarem no projeto de incentivo estadual destinado à Caravana da Saúde, que nesta etapa será dividida em duas modalidades: Opera MS, com 94 procedimentos cirúrgicos; e Examina MS, com 66 exames de média e alta complexidade.

O prazo inicial para adesão venceu no último dia 3, mas foi prorrogado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja em julho, o mutirão foi organizado para atender demanda represada durante a pandemia de covid-19. "Temos muitas pessoas aguardando na fila. Por isso vamos contratar cirurgias e diagnósticos, que são ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia, endoscopia, ou seja, todos os exames parados dentro da regulação", destacou.

Segundo a SES, o retorno das cirurgias eletivas ocorrerá de forma gradativa e organizada, conforme a capacidade operacional de cada unidade hospitalar e região de saúde, não deixando de priorizar o atendimento de urgência e emergência, como também aos casos de covid-19.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explica que a retomada do programa é de suma importante pois evita que as cirurgias eletivas se tornem de urgência nos pacientes que aguardam pelas cirurgias e acelera no diagnóstico por meio da realização de exames.

“Nós já avinhamos registrando um acúmulo de casos no Estado, e com a melhora do quadro da pandemia, nós precisamos dar vazão a esses procedimentos a curtíssimo prazo sob pena de se agravar cada vez mais o estado de saúde da nossa gente”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
PMA autua infrator em R$ 2,4 mil por criação ilegal de javalis
CONCURSO PÚBLICO
SAD divulga resultado preliminar de processo seletivo da Ageprev
LEGISLATIVO DE MS
Neno Razuk solicita implantação de sistema de irrigação no estádio municipal de Nioaque
ESTADO
Sejusp publica resolução que institui regimento interno nas Unidades de Atendimento Socioeducativo