terça, 16 de abril de 2024
IMUNIZAÇÃO

Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa dia 18

08 novembro 2019 - 10h00Por Dourados News

O Ministério da Saúde informou esta semana que 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será desenvolvida no período de 18 a 30 de novembro. A campanha e direcionada à vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia de mobilização nacional, o chamado de Dia D será no dia 30, um sábado.

Diante da situação epidemiológica no Brasil e do cenário de baixas coberturas vacinais, os organismos de saúde reforçam a necessidade de realização da campanha de vacinação contra o sarampo, com o intuito de captar os adultos de 20 a 29 anos de idade, ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos, com o pensamento de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados.

O objetivo é vacinar seletivamente (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações - PNI) contra o sarampo os adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

Nesta 2ª etapa da campanha os próprios adultos são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e, deve comparecer aos serviços de vacinação, levando a caderneta de vacinação para avaliação, aplicação da vacina se necessário for e registro da mesma.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa