quinta, 18 de abril de 2024
BOLETIM COVID

Saúde de MS faz desafio para atingir 90% de vacinados com 1° dose neste final de semana

13 agosto 2021 - 14h00Por Portal Governo MS

Até a manhã desta sexta-feira (13) Mato Grosso do Sul já havia vacinado 86,74% da população acima de 18 anos com pelo menos 1 dose da vacina contra Covid. Com novas remessas distribuídas hoje e doses ainda no “freezer” em alguns municípios, o secretário de saúde, Geraldo Resende lançou um desafio durante apresentação da live. 

“Fizemos um desafio e estamos junto com os 79 municípios na missão de atingir até o final desta semana ou no máximo início da próxima 90% da nossa população vacinados com a 1° dose. Estou convocando todos para gente fazer um grande final de semana de imunização. Se tiver doses que a gente faça o período integral. Se for preciso estender até a noite. Quanto mais rápido fizermos mais contenção de chegarem variantes e mais rápido vamos ter aquilo que deve ser uma grande conquista que é a imunidade coletiva”, reforçou. 

Dados Covid 

Boletim epidemiológico Covid desta sexta-feira (13) registrou 513 novos sul-mato-grossenses infectados. As cidades com maior número de confirmações são Campo Grande (+186), Ribas do Rio Pardo (+121), Três Lagoas (+21), Água Clara (+20) e Dourados (+18). 

Com a atualização dos dados, a média móvel de casos em Mato Grosso do Sul fica em 454, mantendo a mesma média dos últimos três dias que ficou abaixo de 500. 

A taxa de contágio segue com leve tendência de elevação. Há 5 dias o indicado vinha se mantendo em 0.88, porém nesta sexta-feira foi para 0.89.  “Já chegamos a 0.82. isso mostra um acréscimo de 0.7 centésimos do que já tivemos”, destacou Resende reforçando a necessidade de manter os cuidados preventivos mesmo com as duas doses da vacina.  “A vacina não protege 100%. Ela vai dar condições de desenvolver um quadro menos grave”. 

Dos 3.763 casos ativos no Estado, 421 são pacientes internados em leitos clínicos (170) ou unidades de terapia intensiva (251). A taxa de ocupação de leitos UTI SUS por macrorregião de internação é de 69% em Campo Grande, 68% na de Três Lagoas, 55% de Dourados e 52% em Corumbá. 

A fila de pacientes à espera por um leito SRAG/COVID em Mato Grosso do Sul conta com 10 pacientes na Central de Regulação de Campo Grande, nenhum na central de Dourados e 1 na central do Estado. 

Com 16 novos óbitos registrados hoje, o total de vítimas da pandemia no Estado chega a 9.141. Pela média móvel 14 pacientes não resistiram à doença diariamente nos últimos sete dias. 

As novas mortes por Covid foram de pacientes que residiam em Campo Grande (10), Corumbá (+1), Dourados (+1), Itaporã (+1), Ivinhema (+1), Ribas do Rio Pardo (+1) e Três Lagoas (+1).  

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) existem 660 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros, além de 3.869 casos sem encerramento pelos municípios. 

Mato Grosso do Sul já vacinou 86,74% da população acima dos 18 anos com a primeira dose ou dose única. Já o percentual de pessoas consideradas imunizadas é de 49,82%. 

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa