Menu
Busca terça, 19 de outubro de 2021
YARIS SD DOURAMOTORS - OUTUBRO 2021
IMUNIZAÇÃO

SES orienta municípios sobre intervalo entre aplicação de doses da vacina contra Covid-19

14 julho 2021 - 13h30Por Portal Governo MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviou nota informativa aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul sobre o intervalo de aplicação entre a primeira dose e a segunda dose das vacinas contra coronavírus, conforme recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A Secretaria mantém diálogo constante com o Ministério da Saúde em relação nas estratégias adotadas no plano de imunização contra Covid-19. O Programa Nacional de Imunização orientou que intervalos maiores entre as doses oferecem respostas imunes mais robustas após a segunda dose, o que, em princípio, pode se traduzir, inclusive, em respostas protetoras mais duradouras.

Atualmente, Mato Grosso do Sul recebe quatro marcas de vacinas diferentes, as vacinas da Pfizer, Coronavac, Astrazeneca e Janssen. O PNI recomendou o aprazamento de 28 dias entre as duas doses da vacina da Coronavac, 12 semanas entre a primeira e segunda dose da Astrazeneca, 12 semanas entre as duas doses de Pfizer. A vacina da Janssen é aplicada em dose única.

A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da manutenção de um esquema vacinal completo, seguindo o preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A SES ressalta que o sucesso dessa estratégia depende do envolvimento e da participação dos gestores municipais.

Desde o inicio da campanha de imunização contra a Covid, o Governo do Estado e os municípios tem sido parceiros na aplicação das estratégias adotadas no Estado para finalização dos esquemas vacinais. O resultado dessa parceria está no alto percentual da vacinação da população em Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 2.043.885 doses, sendo 1.261.453 com a primeira dose, 568.850 com a segunda dose e 213.572 com dose única. De acordo com o levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 70,86% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 37,58% foram imunizados com a segunda dose.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASSILÂNDIA
Polícia Civil recupera 35 cabeças de gado furtadas de fazenda em Cassilândia
AGENDA
Governo lança campanha de prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes
RIO VERDE
Polícia Civil prende suspeito de atropelamento que resultou na morte de passageira de motocicleta
ECONOMIA
Sistema de compras governamentais é atualizado