quinta, 25 de abril de 2024
ESPORTES

Clubes e astros do futebol prestam homenagem pelos 80 anos de Pelé

Celebração do aniversário do Atleta do Século é destaque nas redes

23 outubro 2020 - 13h30Por Agência Brasil

O aniversário de 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, celebrado nesta sexta-feira (23), não passou batido pelo mundo do futebol. Clubes, CBF,  jogadores da atualidade e do passado e até a Fifa, entidade máxima da modalidade, prestaram homenagens ao eterno camisa 10 do Santos e da seleção brasileira.

O Peixe, aliás, abriu as comemorações nos primeiros minutos do "dia mais importante do futebol", como relata a postagem no Twitter. "Uma lenda que superou todos os limites e se tornou o principal nome do esporte. Vida longa ao nosso Rei!", completa a publicação do clube, que terá uma live (transmissão ao vivo) alusiva às festividades de Pelé, nas redes sociais, a partir das 15h (horário de Brasília), com a participação de ex-jogadores e a apresentação de um selo comemorativo do Correios, lançado pela manhã.

Outros times brasileiros também prestaram homenagens a Pelé. O Fluminense, por exemplo, lembrou a vez que o Rei vestiu a camisa do clube em um amistoso na Nigéria. Corinthians - afirmando que o Timão era a equipe de infância do Atleta do Século no futebol de botão - e São Paulo, rivais históricos do Santos, também publicaram mensagens.

O perfil da Copa do Mundo da Fifa fez reverência a Pelé em diferentes publicações. A entidade recorda fotos antigas, divulga um vídeo com vários depoimentos atuais e históricos de ex-jogadores e personalidades e reforça o posto histórico do brasileiro, com uma imagem em que ele festeja o tricampeonato mundial de 1970, acompanhada pela frase: "Quando você tem 80 anos e ainda é o rei".

Em outra postagem da Fifa, um vídeo compila lances de Pelé e mensagens da atacante Marta, do técnico alemão Jurgen Klopp - que aparece cantando parabéns, em inglês - e de ex-jogadores como os alemães Bastian Schweinsteiger e Franz Beckenbauer e os brasileiros Cafu e Pepe. Este último, amigo e parceiro do Rei no Santos, resume: "Ele é de outro planeta".

As redes sociais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também recordaram os 80 anos de Pelé em uma série de postagens com vídeos de ex-jogadores como Sissi, antiga camisa 10 da seleção feminina, Pepe e Ronaldo Fenômeno prestando homenagens ao Rei. A entidade publicou ainda uma animação do icônico gol marcado na final da Copa de 1958, em que Pelé dá um chapéu em um marcador da Suécia, antes de finalizar.

A data ainda foi lembrada por ídolos do futebol nacional, como o ex-atacante Romário e os ex-meias Rivaldo e Kaká. No exterior, o ex-goleiro alemão Oliver Kahn, o camaronês Samuel Eto'o e o ex-atacante inglês Michael Owen, além de clubes como a italiana Roma e o alemão Eintracht Frankfurt - que recordou o dia em que sofreu quatro gols de Pelé - também deixaram registradas homenagens.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue