Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
CARBONERA - JULHO, AGOSTO E SETEMBRO
MS

Com empolgação e cuidados, delegações desembarcam na capital para os Jogos Escolares da Juventude

22 agosto 2021 - 11h30Por Portal Governo MS

Tratando-se de Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, o frio na barriga entre os estudantes-atletas é natural. Afinal, é a principal competição sul-mato-grossense de nível escolar, esperada anualmente por centenas de crianças e jovens, que treinam nas escolas já pensando ansiosamente no torneio. Neste ano, mesmo com medidas rígidas de biossegurança, necessárias para evitar a disseminação da Covid-19, a empolgação está presente.

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), organizadora do evento, começou a receber em Campo Grande, nesta sexta-feira (20), as delegações que participarão da etapa das modalidades individuais de 12 a 14 anos. Ao todo, 288 atletas vão disputar o atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, em busca de classificação aos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

Vicentina foi o primeiro município a desembarcar no Clube Estoril, local de recepção, credenciamento e refeitório dos Jogos. A delegação da cidade do Sul do estado chega com seis alunos-atletas e dois técnicos. Mesmo por baixo das máscaras, a animação era perceptível, os “olhos sorrindo”. “Estávamos na expectativa, treinamentos e nos preparamos bastante durante esse ano para a competição”, destacou o técnico de tênis de mesa, Renan Augusto Moura.

Felipe, Arthur e professor Renan: Vicentina inaugurou o centro de recepção dos Jogos

Esta será a primeira participação de Felipe Mendonça e Arthur Lima, ambos com 12 anos, mesa-tenistas de Vicentina que começaram a praticar o esporte há pouco tempo. Apesar de iniciantes, os dois já pensam em levar uma medalha para casa. Mais descontraído, Felipe falou também pelo companheiro. “Estou muito feliz, vim a Campo Grande em busca da vitória, mas se não ganhar também sei que vou estar adquirindo experiência para os próximos anos”.

“Saudade gostosa”

A equipe de Anastácio também chegou cedo e bastante motivada com a retomada do evento esportivo-escolar. Os alunos-atletas da Escola Estadual Roberto Scaff darão seu melhor no atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. O técnico de tênis de mesa do município, Mauro Augusto Barbosa, comemorou o retorno. “A escola ganhou vida desde a confirmação dos Jogos. Os alunos retornaram às aulas presenciais e dava para sentir o esforço nos treinos, além de estarem se empenhando em cumprir os protocolos de higiene para não ficar de fora da competição”.

Tudo com medidas sanitárias à risca e fiscalização

“É uma saudade gostosa que estamos matando. É como se as crianças, e até mesmo nós técnicos, estivéssemos realizando um novo sonho”, confessou Barbosa. Para o chefe de delegação anastaciano, Eduardo Carpejani, a Olimpíada de Tóquio-2020 motivou ainda mais os atletas. “Foi o ápice da vontade de voltar a participar dos Jogos. Os professores, diretores das escolas, secretários e prefeitos se empenharam para que pudéssemos chegar aos Jogos”.

Confiança dos pais

Carpejani também afirma que a cobrança rígida dos protocolos de biossegurança do evento deu tranquilidade aos pais e responsáveis. “É bem rígida, às vezes ‘chata’, mas necessária para participarmos, estarmos perto dos nossos atletas e dar essa confiança aos pais, que entregaram seus filhos em nossas mãos para que hoje estivessem aqui”. E o técnico Marcelo Barbosa completa: “Tivemos pais que só deixaram os filhos vir depois que apresentamos o plano de biossegurança da Fundesporte e Secretaria de Estado de Saúde (SES). Se sentiram seguros, principalmente com a testagem e cuidados exigidos desde o momento do embarque”.

Além de Vicentina e Anastácio, mais 22 municípios terão atletas nas pistas, quadras e ginásios: Amambai, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas.

As disputas nas oito modalidades começam neste sábado (21) e terminam no domingo (22). Confira todas as informações de programação, horários e locais de prova no Boletim 1, publicado nesta quinta-feira (19): BOLETIM 1 - INDIVIDUAIS 2021 CG.

Os Jogos Escolares da Juventude de MS são organizados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte, com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Audiência Pública debate "O Compartilhamento das Vias e a Proteção à Vida"
ECONOMIA
Governo zera alíquotas de tributos incidentes na importação de milho
REGIÃO
Polícia Militar e Polícia Civil apreendem adolescente por direção perigosa e desobediência
NOTÍCIAS
Plataforma no portal do TJMS facilita busca de veículos apreendidos