Menu
Busca domingo, 05 de dezembro de 2021
ESPORTE

Jogos da Melhor Idade de MS retornam com a participação de 13 municípios

09 novembro 2021 - 13h30Por Portal Governo MS

Após mais de dois anos, os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul estão de volta. A competição organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), retorna nesta semana primeiramente com disputas nas modalidades bocha e voleibol adaptado. A etapa tem Três Lagoas como sede, entre os dias 10 e 14 de novembro.

No total, vão participar 255 idosos-atletas (132 no feminino e 123 no masculino) de 13 municípios: Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Selvíria e Três Lagoas. A idade mínima dos participantes é de 60 anos.

Além do estímulo à prática esportiva, os Jogos promovem bem-estar físico, resgatam a autoestima e propiciam o convívio social dos participantes. “É uma alegria poder notar que estamos vencendo a Covid-19, trazendo de volta os eventos esportivos em Mato Grosso do Sul, principalmente destinados à terceira idade, um dos grupos mais impactados pela pandemia”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Para a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas, Karina Pereira Quaini, os Jogos da Melhor Idade são um dos eventos mais importantes da gestão. “Temos muitos atletas idosos em nosso Estado, que esperam ansiosamente pelos Jogos, não só para competir, mas também para interagir e reencontrar amigos. Esses que passaram muito tempo isolados por conta da pandemia e vão retornando aos poucos à rotina normal. Então, é um momento de enorme alegria que o Governo do Estado proporciona a essas pessoas”.

A bocha será disputada em cancha montada no Centro de Convivência “Tia Nega”. Já o voleibol adaptado terá dois locais de competição: o Ginásio Municipal de Esportes “Professora Cacilda Acre Rocha” e o Ginásio Poliesportivo “Professor Eduardo Antônio Milanez” (Lagoa Maior). Confira neste link o cronograma e a tabela completa de jogos.

Concurso Miss e Mister

Além dos confrontos na cancha e nas quadras, os idosos-atletas também vão desfilar na noite de sábado (13), na Arenamix. Trata-se do Concurso Miss e Mister Melhor Idade, que tradicionalmente integram a programação do Jogos. O objetivo da atividade é eleger dois participantes, um do gênero feminino e um masculino, que reúnam beleza física e desenvoltura, valorizando o charme, e a elegância dos candidatos, elegendo dentre todos os inscritos, como forma de promoção do envelhecimento saudável e ativo.

A comissão julgadora, composta por três membros, vai analisar os seguintes quesitos durante as apresentações: espontaneidade e carisma; simpatia e beleza física; charme e desinibição; presença cênica; postura e elegância ao desfilar. Os três primeiros colocados receberão medalhas e somente os vencedores receberão a faixa de Miss e Mister Melhor Idade de MS.

Protocolo de biossegurança

Apesar do controle da pandemia da Covid-19 e do ritmo acelerado da vacinação em Mato Grosso do Sul, a retomada dos Jogos ocorrerá de forma responsável, com adoção de protocolo severo de orientação de biossegurança (clique aqui para conferir), elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Todos os envolvidos no evento (equipe da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passam por testes de Covid-19 (tipo RT-PCR, por meio de coleta com cotonete nasal).

Os integrantes das delegações (idosos-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) de municípios do interior são testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os idosos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos da Melhor Idade, e devem apresentar comprovantes de vacinação. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Crédito Brasil Criativo libera R$ 408 milhões para setor cultural
POLÍCIA
Estagiário de banco é preso pela PF ao fazer saques e furtar auxílios emergenciais de clientes em MS
GERAL
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encerra amanhã (5) uma pesquisa sobre fatores e critérios
ESPORTE
A 7ª edição da Bonito 21K tem provas de corrida neste sábado e ciclismo no domingo