quinta, 28 de março de 2024
ESPORTES

MS fatura cinco medalhas nos Brasileiros Sub-17 e Sênior de Wrestling, e garante três atletas no Pan

14 março 2022 - 14h30Por Portal Governo MS

O wrestling sul-mato-grossense faturou cinco medalhas nos Campeonatos Brasileiros Sub-17 e Sênior, disputados em São José dos Campos (SP). Além disso, três atletas do estado garantiram classificação ao Pan-Americano das respectivas categorias. Para participar das competições no interior paulista, a delegação teve o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Um dos destaques foi Dan Ryan Borges, que conquistou o primeiro lugar na categoria até 51 kg, no estilo greco-romano, classe sub-17. Com a medalha, o atleta garantiu seu lugar na delegação brasileira que lutará no Pan-Americano da categoria, em Buenos Aires, na Argentina, de 24 a 26 de junho.

“Fiquei muito feliz por essa conquista, e muito agradecida a todos que o ajudaram a concretizar esse sonho”, declara Gisele Borges, mãe de Dan. “O sonho dele sempre foi ser atleta, ele treinava jiu-jitsu com o pai”, continua. Fabio Borges, pai e treinador do atleta, faleceu há oito meses, em decorrência de complicações da Covid-19. Além da perda, Dan ainda enfrentou questões como lesões e cansaço pelos treinos. “Foram muitas dificuldades, mas fazem parte do processo. Agora, ele vai continuar treinando e evoluindo cada vez mais”, conclui Gisele. 

Ainda na classe sub-17, Marciel Gonçalves foi o melhor na categoria até 92 kg, estilo livre, também assegurando vaga ao Pan da Argentina. No Brasileiro, o sul-mato-grossense também conseguiu o bronze na luta greco-romana. Já José Luiz Prado ficou com a prata na categoria até 60 kg, no estilo livre.

Entre os seniores, Paulo André da Silva chegou ao lugar mais alto do pódio na categoria até 70 kg, pelo estilo livre. Além da condecoração dourada no peito, o lutador beneficiário do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, coordenado pela Fundesporte, também garantiu classificação ao Pan-Americano da classe etária. A competição internacional está prevista para acontecer entre 5 e 8 de maio, em Acapulco, no México.

A equipe de Mato Grosso do Sul em São José dos Campos (SP) foi liderada por Agnaldo Santos, beneficiário do

Bolsa Técnico, do Governo do Estado. O treinador também é um dos precursores do wrestling (luta olímpica) no estado, tendo como centro formador e desenvolvedor de atletas a academia RA Fitness & Combat, em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro