sexta, 29 de março de 2024
ESPORTE

Pantanal Extremo reúne provas nacionais e pode se tornar o maior evento de esportes do Brasil

10 dezembro 2021 - 09h30Por Portal Governo MS

O Eco Pantanal Extremo - Jogos de Aventura, em Corumbá, inicia as competições nesta sexta-feira (10), com o pré-match do tiro prático, no Clube de Tiro Esportivo do Pantanal. A competição promovida pelo Governo do Estado e prefeitura de Corumbá é um dos cinco maiores eventos esportivos do Centro-Oeste, reunindo este ano mais de mil atletas em seis modalidades – tiro prático, canoagem, corrida de trilha, mountain bike, stand up paddle e maratona aquática.

A abertura oficial dos jogos ocorreu na noite de quinta-feira (9), na sede do Sindicato Rural de Corumbá, com a presença de dirigentes das federações, atletas e autoridades, obedecendo todos os protocolos de biossegurança.

Na oportunidade, representando o Governo do Estado, o gerente de esporte e lazer da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), Rodrigo Barbosa Miranda, reafirmou o apoio à competição e disse que o Pantanal Extremo caminha para ser uma das maiores provas de esporte de aventura do Brasil.

“Hoje estamos entre os cinco maiores eventos esportivos e Corumbá tem todas as características e potencialidades, pelos recursos naturais que privilegiam essa região, para se tornar a maior prova de esporte radical do Brasil. O Pantanal Extremo tem uma relação muito forte entre homem e natureza e já começamos a planejar os jogos de 2022”, disse Miranda.

O prefeito da cidade pantaneira, Marcelo Iunes, destacou a parceria do município com o Governo do Estado, salientando que sem o apoio da Fundesporte não seria possível realizar o evento, que movimenta a cadeia do turismo com ocupação hoteleira e outros serviços. “Vamos sediar várias etapas nacionais, o que torna o Pantanal Extremo uma competição de alto nível técnico”, disse.

Atletas de ponta no tiro

O Eco Pantanal Extremo vai reunir, entre os dias 10 e 12 de dezembro, os principais nomes do SUP, tiro prático, canoagem, corrida de trilha, mountain bike e maratona aquática. Dois medalhistas paraolímpicos vão disputar a canoagem: o campeão paralímpico na categoria VL2 das Paralimpíadas de Tóquio 2020/21, Fernando Rufino “Cowboy de Aço”, e o medalhista de prata na categoria VL3 das Paralimpíadas de Tóquio 2020/21, Giovane Vieira “Pantera Negra”.

Fernando Rufino, campeão paraolímpico, uma das atrações da competição

O tiro prático levará a Corumbá Julia Lagoeiro, que é atleta de IPSC desde 2017. Julia é quatro vezes campeã estadual Production (damas), campeã estadual Production 2018 (overall), bronze no Panamericano de 2018, na Jamaica, na divisão Production, categoria damas; bicampeã Brasileira Production (damas) 2019-2020 e campeã Latino Americana em 2019 na Argentina, na divisão Production, categoria damas. É atleta Taurus/CBC desde junho de 2020.

Também vai competir na modalidade o atleta amazonense Mário Neto, campeão brasileiro Standard; terceiro lugar no Mundial Standard Júnior; sete vezes campeão Brasileiro Standard Júnior e campeão Pan Americano Júnior.

Abertura dos jogos, na quinta-feira

Ainda disputam o tiro prático, campeão Mundial Sênior Revólver Moacir Azevedo; o tetracampeão brasileiro de IPSC Divisão Standard (2015-2016-2019-2020), Álvaro Neto, e Akira Yamagushi, tri campeão brasileiro Production Overall – 2016-2018-2020.

O técnico da seleção brasileira de Stand Up Paddle, Américo Pinheiro, e o campeã pan-americana de Stand Up Paddle, Lena Ribeiro, serão árbitros da modalidade na competição de Corumbá.

Programação das provas

As provas começam nesta sexta-feira pela manhã. Às 07h30 será realizado o pré-match do tiro prático, no Clube de Tiro Esportivo do Pantanal. No mesmo dia, das 8h às 17 horas, será feita a entrega dos kits aos atletas e os congressos técnicos do SUP, canoagem e corrida de trilha, às 17h, 18h e 19 horas, respectivamente.

No sábado, dia 11, o SUP começa às 7 horas na Prainha do Porto Geral. Às 7h30, o match do tiro prático volta a movimentar o Clube de Tiro Esportivo. Às 15 horas é a vez da canoagem ser a atração principal na Prainha. Às 15h30 começa a Corrida de Trilha, com largada e chegada na rua Manoel Cavassa. No local também será montada uma praça de alimentação para atender os competidores e o público presente no maior evento multiesportivo do Mato Grosso do Sul.

Ainda no sábado, acontecem os congressos técnicos do mountain bike e maratona aquática. Fechando o evento no dia 12, domingo, o MTB terá largada às 7 horas do pórtico montado na rua Manoel Cavassa. A maratona aquática, por sua vez, terá largada às 8 horas do rio Paraguai e chegada na Prainha do Porto Geral.

O Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura 2021 tem o apoio técnica da Federação MS de Ciclismo (FMSC); Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS); Federação Sul-Mato-Grossense de Stand up Paddle (FSMSUP); Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (FEDAMS); da Federação Sul-Mato-Grossense de Tiro Prático (FSMTP); e da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE