quinta, 25 de abril de 2024
ESPORTES

Provas de atletismo agitam Paralimpíadas Escolares de MS neste sábado

29 agosto 2021 - 13h00Por Portal Governo MS

Neste sábado (28), o Parque Olímpico Ayrton Senna foi palco para as competições de atletismo das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc/MS) 2021, evento organizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

Foram realizadas provas de 60m, 75m, 100m, 150m, 200m, 250m, 400m, 800m, 1.000m, 1.500m, salto em distância, arremesso de peso e lançamentos de pelota, dardo e disco com estudantes de 11 a 18 anos (feminino e masculino).

Para a diretora-geral dos Jogos e gerente de atividades desportivas da Fundesporte, Karina Pereira Quaini, é satisfatório ver que o Governo do Estado segue atuando ativamente com o paradesporto em Mato Grosso do Sul.

"Trazer essas crianças e adolescentes para competir em um momento de Paralimpíadas em Tóquio, onde o nosso Estado está sendo bem representado, serve de motivação para que esses atletas continuem o seu treinamento em seus municípios."

Ao longo do dia, a paratleta HavilaVitória Soares, de 16 anos, que é contemplada pelo Bolsa Atleta, foi um dos destaques no Parque Olímpico. A estudante do 1º ano do ensino médio garantiu a primeira colocação nas provas de 100m, salto em distância e 400m.

"Conheci a modalidade na escola há dois anos quando uma professora me apresentou. Fui em uma competição, conheci o professor Daniel Sena e comecei a treinar com ele desde então. No futuro, eu espero ser uma ótima atleta", afirma Havila.

Devido à deficiência visual, a paratleta compete nas classes T12, ou seja, com o apoio de um atleta-guia: o Hugo Pedro, de 23 anos. Ele está no mundo dos esportes há 11 anos, sendo dois anos como atleta-guia.

"Recebi o convite do professor Daniel Sena para atuar como atleta-guia e eu gostei, porque eu posso tanto ensinar, como aprender. É uma inspiração para mim, quanto para ela. Eu quero vê-la crescer, porque eu acho que ela tem bastante futuro e nós estamos trabalhando para isso, treinando educativos, passadas, saídas de bloco, curva e coordenação motora" comenta Hugo.

A cada prova realizada, as torcidas de cada delegação demonstravam, respeitando as medidas de biossegurança, toda a sua animação nas arquibancadas. Uma das provas que mais empolgou os presentes foi a final acirrada dos 75m masculino, sub-16.

Mesmo há um ano sem treinar por conta da pandemia de Covid-19, Luis Angelo Paes Marquesan, que possui paralisia cerebral, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada ele ainda faturou o ouro nas provas de 250m e salto em distância.

Com muito orgulho, a mãe do estudante de 14 anos, Dirleia Patrícia Monteiro Paes, revela que ele conheceu o esporte adaptado com nove anos em sua Escola Estadual e desde então é apaixonado por atletismo.

"É muita satisfação ver esses resultados positivos, pois significa que se estivesse treinando, ele teria melhorado o potencial dele. Ele fala que gosta do esporte, então a gente só incentiva e eu fico cheia de orgulho! Desde que nasceu, ele se esforça para ser o número um na vida da gente", diz com os olhos marejados.

Ao todo, participaram das Paralimpíadas 60 estudantes dos municípios de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas. Inclusive, esta foi a primeira participação de Chapadão do Sul no Paraesc/MS e de acordo com o secretário de Esportes e chefe da delegação, Altair Antônio Trentin, a presença da equipe já está garantida nas próximas edições.

"Chapadão do Sul poder proporcionar a vinda desses meninos para cá e ver a alegria deles competirem, isso não tem preço. Então é a primeira vez e agora será constante, com certeza. Também queremos parabenizar a Fundesporte e todo pessoal da equipe, pois os jogos estão perfeitos e nós estamos muito felizes de estarmos aqui", declarou.

Além do paratletismo, as modalidades de bocha adaptada e tênis de mesa fizeram parte das Paralimpíadas Escolares de 2021. Vale destacar que algumas modalidades como futebol de sete, judô e parabadminton já estão classificadas para a etapa nacional, que será realizadade 22 a 27 de novembro, em São Paulo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul