quinta, 28 de março de 2024

Ações de delegados contra Imprensa repercutem fora do Brasil

Ações de delegados contra Imprensa repercutem fora do Brasil

20 outubro 2011 - 06h35
Mercosulnews


A tentativa de delegados da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul que atuam ou atuaram na região de fronteira, de calar a Imprensa através de ações judiciais e pedidos de indenizações por ‘danos morais’, repercutiu nesta terça-feira (18) na imprensa internacional. As ações afrontam a liberdade de informação e expressão, podendo ser alvos de análises em reuniões da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) e da organização não-governamental Repórteres Sem Fronteira.

Passando pela discussão de entidades de direitos civis e de defesa da democracia e da liberdade de imprensa, as iniciativas dos policiais, que surgiram após a divulgação de matérias jornalísticas e artigos contrários aos interesses das autoridades, podem culminar com documentos que estas organizações enviam regularmente ao Governo Federal. Os delegados acusam os meios de comunicação de ‘calúnia e difamação’.

PONTA PORÃ

Um dos exemplos é a ação que movem o ex-delegado regional da Polícia Civil em Ponta Porã, Sebastião Portes de Cerqueira, a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Sônia Maria de Andrade e a delegada adjunta da DAM, Sônia Barbosa Figueiredo. O motivo? Um artigo de opinião do escritor e jornalista Paulo Rocaro, relatando a situação caótica em que se encontrava a Polícia Civil no município.

AMAMBAI

Em Amambai, um abuso cometido por um policial civil dentro de um ônibus de estudantes e a dificuldade dos acadêmicos em registrar a queixa, foram divulgados pela Imprensa e apesar de nenhum nome ter sido citado, o delegado Marcius Geraldo Cordeiro não gostou e moveu uma ação na Justiça contra os jornalistas e jornais que divulgaram a matéria, tanto impresso como virtuais. Ele exige o pagamento de indenização por ‘danos morais’.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam e abrem caminhos para a faculdade

GERAL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

CULTURA

Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

SEGURANÇA

Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado