terça, 23 de abril de 2024

Agrião pode neutralizar efeitos nocivos dos radicais livres durante exercícios

Agrião pode neutralizar efeitos nocivos dos radicais livres durante exercícios físicos

27 abril 2012 - 16h50
G1


Você acredita que frequentar a academia todos os dias só trará benefícios para a sua saúde? Apesar dos bons motivos, a prática de atividades físicas estimula a liberação de radicais livres no organismo, que têm relação com desenvolvimento do diabetes, câncer e envelhecimento precoce. A boa notícia é que os efeitos podem ser neutralizados. De acordo com cientistas da Edinburgh Napier University, na Inglaterra, consumir menos de 100g de agrião antes do treino minimiza o impacto negativo dos radicais livres.

Agrião deve ser consumido antes da prática de exercícios
Os exercícios afastam o risco de obesidade, diminuem a pressão arterial e as taxas de colesterol, além de proteger as artérias e o coração. Junto com estes benefícios, eles também elevam a produção de radicais livres, moléculas nocivas ao organismo. Para neutralizar seus efeitos é preciso consumir antioxidantes, presentes em frutas, legumes e verduras – e é aqui que entra o poderoso agrião. De acordo com os cientistas, quando esse vegetal é ingerido antes da prática de exercícios físicos, é capaz de varrer os radicais livres, neutralizando os efeitos tóxicos sobre órgãos e tecidos do corpo.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recolheram amostras de sangue de dez homens jovens e saudáveis. Durante oito semanas, voluntários ingeriram 85g diárias de agrião, antes de praticar caminhada e corrida na esteira. Outros praticaram exercícios sem consumir a verdura. Após esse período, o sangue dos homens foi novamente testado. Os resultados mostraram danos visíveis ao DNA dos homens que não comeram agrião.

Brócolis e couve-flor também combatem os radicais livres
Publicado no “British Journal of Nutrition”, o estudo pode animar até quem não é fã da verdura, já que uma pequena porção é capaz de neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Os cientistas lembram que couve-flor, brócolis e repolho fazem parte da mesma família do agrião, que possui até dez vezes mais componentes benéficos para a saúde do que qualquer outra fruta ou vegetal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa