quinta, 25 de abril de 2024

Água do arroz acaba com as manchas da pele e ainda age como adstringente natural

09 maio 2012 - 09h55Por Agência Hélice
Você já ouviu dizer que água de arroz faz bem para a pele? Pois de acordo com esteticistas, limpar o rosto com este líquido ajuda a eliminar manchas indesejadas na cútis. A receita é simples: basta colocar o arroz parboilizado de molho por até 12 horas, depois, apertar bem os grãos com um pano fino e separá-los da água, que deve ser mantida no recipiente e em temperatura ambiente por mais cinco minutos. O processo funciona como um tipo de banho para a face que permite uniformizar a tonalidade da cútis.

"Por causa do amido, solto através do arroz, o líquido devolve uniformidade à pele. A aplicação deve ser feita sempre pela manhã. De maneira que, ao acordar é preciso espalhar a água de arroz pela face com o auxílio de um algodão e à noite, antes de dormir, o processo deve ser repetido", diz Roseli Siqueira, cosmetóloga e esteticista de São Paulo.

A especialista esclarece ainda que na hora de escolher o arroz que servirá de base para o procedimento estético, é necessário optar sempre pelo tipo do cereal que menos sofreu alterações químicas, como o parboilizado, por exemplo. "Após a primeira aplicação já é possível notar o clareamento que é feito de maneira totalmente natural. Além disso, a terapia não oferece perigo de ressecar a pele, nem de desidratá-la, pois não possui álcool em sua composição."

Sem contraindicações
De acordo com Sylvia Ypiranga, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o método pode ser utilizado na pele sem susto, porque o amido presente no arroz é um adstringente natural, - rico em Niacina (vitamina B3) - que pode ter efeito clareador, mas apenas em grandes concentrações.

"O banho com amido, principal componente do grão, não faz mal à saúde, mas é bom saber que essa propriedade clareadora, não foi cientificamente comprovada", garante a médica.

Faça em casa
Veja abaixo como preparar a receita que tem propriedades clareadoras e age como adstringente natural.

Máscara de arroz

Ingredientes
3 colheres (de sopa) de arroz parboilizado
Água mineral
2 tigelas
1 pano de prato
1 Peneira
Algodão

Modo de preparo
Em uma vasilha pequena, junte o arroz e a água e deixe descansar por até 12h. Passado esse tempo, utilize o pano de prato para apertar os grãos ainda na água. Com a peneira, separe os grãos e deixe a água descansar por cinco minutos."É por isso que a pele clareia, porque há grande concentração de amido no fundo da tigela", lembra a esteticista.

Modo de usar
Ao aplicar a máscara na face com um algodão, utilize movimentos leves e circulares. Jamais esfregue com força para não machucar a pele. Passe o produto por todo o rosto de manhã e à noite. Não precisa enxaguar. O método pode ser aplicado diariamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul