Menu
Busca domingo, 20 de junho de 2021

Água do arroz acaba com as manchas da pele e ainda age como adstringente natural

09 maio 2012 - 09h55Por Agência Hélice
Você já ouviu dizer que água de arroz faz bem para a pele? Pois de acordo com esteticistas, limpar o rosto com este líquido ajuda a eliminar manchas indesejadas na cútis. A receita é simples: basta colocar o arroz parboilizado de molho por até 12 horas, depois, apertar bem os grãos com um pano fino e separá-los da água, que deve ser mantida no recipiente e em temperatura ambiente por mais cinco minutos. O processo funciona como um tipo de banho para a face que permite uniformizar a tonalidade da cútis.

"Por causa do amido, solto através do arroz, o líquido devolve uniformidade à pele. A aplicação deve ser feita sempre pela manhã. De maneira que, ao acordar é preciso espalhar a água de arroz pela face com o auxílio de um algodão e à noite, antes de dormir, o processo deve ser repetido", diz Roseli Siqueira, cosmetóloga e esteticista de São Paulo.

A especialista esclarece ainda que na hora de escolher o arroz que servirá de base para o procedimento estético, é necessário optar sempre pelo tipo do cereal que menos sofreu alterações químicas, como o parboilizado, por exemplo. "Após a primeira aplicação já é possível notar o clareamento que é feito de maneira totalmente natural. Além disso, a terapia não oferece perigo de ressecar a pele, nem de desidratá-la, pois não possui álcool em sua composição."

Sem contraindicações
De acordo com Sylvia Ypiranga, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o método pode ser utilizado na pele sem susto, porque o amido presente no arroz é um adstringente natural, - rico em Niacina (vitamina B3) - que pode ter efeito clareador, mas apenas em grandes concentrações.

"O banho com amido, principal componente do grão, não faz mal à saúde, mas é bom saber que essa propriedade clareadora, não foi cientificamente comprovada", garante a médica.

Faça em casa
Veja abaixo como preparar a receita que tem propriedades clareadoras e age como adstringente natural.

Máscara de arroz

Ingredientes
3 colheres (de sopa) de arroz parboilizado
Água mineral
2 tigelas
1 pano de prato
1 Peneira
Algodão

Modo de preparo
Em uma vasilha pequena, junte o arroz e a água e deixe descansar por até 12h. Passado esse tempo, utilize o pano de prato para apertar os grãos ainda na água. Com a peneira, separe os grãos e deixe a água descansar por cinco minutos."É por isso que a pele clareia, porque há grande concentração de amido no fundo da tigela", lembra a esteticista.

Modo de usar
Ao aplicar a máscara na face com um algodão, utilize movimentos leves e circulares. Jamais esfregue com força para não machucar a pele. Passe o produto por todo o rosto de manhã e à noite. Não precisa enxaguar. O método pode ser aplicado diariamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Brasil recebe lote de vacinas da Pfizer pelo consórcio Covax Facility
SAÚDE
Brasil registra 17,9 milhões de casos de covid-19 e 501,8 mil mortes
PONTA PORÃ
Durante atendimento de perturbação do sossego, Polícia Militar prende foragido da justiça
REGIÃO
Polícia Militar prende trio feminino por tráfico de drogas