Menu
Busca terça, 19 de outubro de 2021

Alterações pré-câncer são achadas nas vias aéreas de fumantes sadios

Alterações pré-câncer são achadas nas vias aéreas de fumantes sadios

16 janeiro 2012 - 16h40
G1

Uma análise nos genes do tecido que reveste as grandes e pequenas vias aéreas de fumantes saudáveis revela que o tabagismo está associado a um processo de alterações moleculares antes do desenvolvimento de um câncer de pulmão.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Cornell, em Nova York, e apresentado esta semana em uma convenção da Associação Americana para Pesquisa do Câncer que discutiu a origem molecular desse tipo de tumor.

O objetivo do trabalho, segundo os autores, é entender como a doença surge e criar estratégias de diagnóstico para preveni-la em pessoas suscetíveis.

"Estamos nos esforçando para descobrir as primeiras alterações moleculares induzidas por agressões ambientais.

Nesse caso, o tabagismo", disse o médico PhD Renat Shaykhiev, professor assistente de medicina genética do Weill Cornell Medical College e principal autor da pesquisa.

De acordo com ele, o ideal é usar esses genes para fazer uma avaliação rotineira que determine quais fumantes ou não-fumantes têm risco de câncer de pulmão.

A equipe avaliou indivíduos não-fumantes saudáveis, fumantes saudáveis e fumantes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), problema causado nas pequenas vias aéreas (bronquíolos e aovéolos) e decorrente sobretudo pelo consumo de cigarros a longo prazo.

Segundo os cientistas, o revestimento das grandes vias aéreas – que incluem faringe, laringe, traqueia e brônquios – é mais suscetível a mudanças induzidas pelo fumo que o epitélio das pequenas vias aéreas.

Ao verificar o tecido das pequenas vias aéreas, porém, não foram encontradas diferenças significativas entre não-fumantes e fumantes saudáveis, mas o estudo encontrou alterações importantes nos genes de fumantes com DPOC. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Sistema de compras governamentais é atualizado
NOTÍCIAS
Formação inédita em depoimento especial terá 2º ciclo no dia 20 de outubro
CAMPO GRANDE
Polícia Civil prende dono de desmanche que comercializava peças de veículos roubados
ESPORTES
JUBs Brasília: Futsal feminino de MS termina como segundo melhor do país e faz história