sexta, 29 de março de 2024

Após 2 anos, vacinação contra raiva volta hoje

21 maio 2012 - 11h00Por Estadão
A campanha de vacinação antirrábica será retomada hoje, após dois anos de suspensão. Em agosto de 2010, o Estado interrompeu a ação após relatos de mortes e efeitos colaterais graves em animais. Em 2011, não houve campanha porque o Ministério da Saúde não distribuiu vacinas para São Paulo. Na avaliação do governo, o Estado não era área de risco.

Em janeiro, entretanto, reportagem revelou que um gato havia morrido em Moema, na zona sul, após contrair raiva. A doença não era encontrada em animais domésticos na capital havia quase 30 anos.

Segundo a proprietária do gato, a artesã Izabel Bonifácio da Cruz, de 50 anos, o animal morreu em outubro, mas apenas em dezembro ficaram prontos os laudos de exames que confirmaram a infecção pelo vírus.

Neste ano, houve ainda um caso em um cão no interior do Estado. O vírus, na saliva do animal infectado, penetra no corpo via pele ou mucosas, por meio de mordedura, arranhões ou lambedura. Se transmitida ao homem, a patologia quase sempre leva à morte. 'A adesão à campanha é importante para que a doença permaneça sob controle. Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina', ressalta a médica veterinária Ana Cláudia Furlan Mori, gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Paulo.

Cuidados. Uma das preocupações da campanha é tranquilizar os donos de animais em relação à segurança da vacina. A expectativa é de que 1,2 milhão de animais sejam vacinados até o final da ação, no dia 3 de junho. A cidade terá 2.064 postos volantes de vacinação, sendo 17 fixos. O serviço é gratuito e o proprietário deve transportar seu animal de forma adequada: cães dóceis poderão usar apenas coleira e guia; os mais agressivos devem usar focinheira. Gatos precisam ser levados em caixas de transporte apropriadas, para evitar fugas e acidentes. O ideal é que eles sejam vacinados todos os anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela