terça, 27 de fevereiro de 2024

Assembleia do MS é citada como mau exemplo de transparência

Assembleia do MS é citada como mau exemplo de transparência

27 abril 2012 - 15h50
MS Já


A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul foi lembrada como um exemplo negativo de transparência de utilização dos recursos públicos pela ONG Congresso em Foco.

A lei que obriga o Poder Público, sejam prefeituras, ou assembleias é de 2009 e é chamada de “Lei da Transparência”, mesmo assim não é obedecida. Essa lei diz as informações sobre a execução orçamentária e financeira devem ser publicadas em tempo real por meios eletrônicos disponíveis ao público. “Isso inclui salários e subsídios de deputados estaduais. No entanto, um levantamento constatou que somente três das 26 casas legislativas divulgam os dados”, esclarece a ONG.

Segundo a “Congresso em Foco”, somente as assembleias do Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul dão ao cidadão a oportunidade de saber, por exemplo, quanto cada deputado recebe de salário ou os benefícios que são disponibilizados para cada parlamentar e mesmo assim com informações incompletas.

“’Com exceção dos três acima citados, a situação é bem diversa nos estados. Nove assembleias legislativas nem sequer possuem uma página específica para o Portal da Transparência, nos moldes definidos pela lei. São elas: Acre, Rondônia, Roraima, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso, São Paulo, e Rio de Janeiro”, explica a matéria do Congresso em Foco.

“Um claro exemplo disso é o site da assembleia de Mato Grosso do Sul, que exige uma senha para acessar qualquer conteúdo de seu Portal da Transparência. Ou seja, o portal existe, mas não é público. Por duas vezes a reportagem tentou esclarecer o fato, mas foi informada apenas que o questionamento foi encaminhado à Mesa Diretora”, criticam os jornalistas da ONG.

MS JÁ com Congresso em Foco

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

País tem quase 20 mil novos diagnósticos de câncer de pênis em 9 anos

CONSUMIDOR

Projeto proíbe comprar imóveis, carros e obras de arte com dinheiro vivo

SAÚDE

Brasil já registra metade dos casos de dengue contabilizados em 2023

GESTÃO PÚBLICA

Titular da pasta de parcerias estratégicas de MS recebe prêmio nacional de infraestrutura na B3