sexta, 29 de março de 2024

Brasil, um país sem memória no Dia da Vitória, por Helton Costa

Brasil, um país sem memória no Dia da Vitória, por Helton Costa

08 maio 2012 - 16h07
Divulgação (TP)

Hoje deveria ser um dia de comemorações. Mas, só deveria, assim mesmo no condicional. Explico: hoje, 08 de maio, é comemorado na maioria dos países que têm como costume de preservar sua memória, o Dia da Vitória. Foi nessa mesma data que em 1945 terminava a Segunda Guerra Mundial na Europa.


Sim, o Brasil esteve lá. Fomos representados por 25 mil soldados e algumas dezenas de pilotos de caça e centenas de marinheiros. Nosso país também contribuiu para a derrota de Hitler e Mussolini. Quase 100 sul-matogrossenses estiveram lá na guerra, que no caso brasileiro foi o front italiano.


Enviados em julho de 1944, os soldados da Força Expedicionária Brasileira – FEB estiveram em luta constante contra os Exércitos Nazistas e Fascistas até maio de 45. Não se pode dizer que o Brasil foi a principal força no front italiano, porém, foi a que mais deixou marcas da amizade e do bom convívio.


Estive na região de atuação dos brasileiros na “Velha Bota”. Senti o mesmo frio que eles tiveram que enfrentar, subi Monte Castelo, conheci Montese, passei por Collecchio, alguns locais onde os brasileiros deram a vida em combate. Mas, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de monumentos em homenagem aos soldados brasileiros.


Encontrei placas, estátuas, memoriais e lembranças de agradecimento do povo italiano. E no Brasil? Bom, não preciso nem dizer que raras as exceções, não há nada que lembre a vitória sob os alemães. Fomos o único país da América Latina a enviar soldados para a Segunda Guerra, mas, são raríssimas as recordações desse tempo, tão importante para a consolidação da democracia no país e que quando acontecem, ficam restritas à quartéis militares.


Tudo bem que 20 anos após a guerra entramos em uma nova ditadura (antes era a de Getúlio Vargas, depois dos militares), mas a culpa não foi da FEB, que foi sem dúvida muito importante para seu tempo e também para o nosso. Ainda há soldados vivos. Sim, em Dourados são dois e em Campo Grande mais uns cinco ou 10.


Como brasileiro, só lamento que nosso país não dê valor à sua memória. É triste ver que não há políticas de governo nas esferas municipal, estadual ou federal para a preservação do patrimônio material e imaterial. É como se o passado tivesse que ficar restrito aos museus, se bem que nem os museus recebem a importância que merecem.


Enquanto brasileiro, só posso prestar minha homenagem individual e torcer para que essa geração que em breve assumirá o poder no país trabalhe para resgatar o que os atuais governantes têm se mostrado incompetentes em fazer: preservar a memória!


De toda forma, parabéns ao Brasil, à FEB e em especial aos sul-matogrossenses de nascimento ou adoção que lutaram contra o nazismo e o fascismo. Sem sua luta e de exércitos de outras nações livres, talvez hoje estivéssemos vivendo como “escravos” das ideologias hitleristas e de seus apoiadores. Se nem todos se lembram de vossa luta, é porque “isso aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil iá iá...”.


#Helton Costa é jornalista, especialista em Estudos da Linguagem e mestrando em Comunicação Midiática, além de um apaixonado pela participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz