sexta, 19 de abril de 2024

Cálcio na gravidez tem benefícios limitados

Cálcio na gravidez tem benefícios limitados

28 outubro 2011 - 16h50
IG

A maioria dos médicos estimula as mulheres a aumentarem o consumo de cálcio durante a gravidez a fim de reduz o risco de complicações no parto e de diminuição da densidade óssea devido à perda do cálcio para o desenvolvimento do bebê.

Contudo, o cálcio adicional não evita o nascimento prematuro nem aumenta a densidade dos ossos da gestante, de acordo com um novo estudo. Ele apenas pode ser útil para diminuir o risco de hipertensão.

Os pesquisadores reuniram dados de 21 testes aleatórios controlados envolvendo aproximadamente 17 mil gestantes. Os estudos comparavam se, para a gestação e o parto saudáveis, a ingestão de suplementos traz mais benefícios do que o placebo ou nenhum tratamento.

De modo geral, os pesquisadores descobriram que os suplementos de cálcio não diminuíam os riscos de parto prematuro ou o peso baixo ao nascer. Não foram verificados benefícios para a saúde ou para a densidade óssea das mães, afirmou o doutor Pranom Buppasiri, principal autor da análise, do departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade Khon Kaen, Tailândia.

O estudo descobriu que o consumo de cálcio está associado a um ligeiro aumento de peso no nascimento. Porém, havia incertezas quanto ao projeto ser significativo estatisticamente. O relatório foi publicado este mês no banco de dados de revisões sistemáticas da Cochrane.

Segundo Buppasiri, embora os suplementos de cálcio pareçam fornecer poucos benefícios na prevenção de complicações, eles parecem ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia, um problema marcado pela elevação da pressão arterial durante a gravidez e a presença de proteína na urina e que pode pôr em perigo a mãe e o bebê.

Buppasiri mencionou que em uma extensa análise publicada no ano passado, pesquisadores britânicos reuniram dados de 13 estudos diferentes envolvendo 15.470 mulheres e descobriram que os suplementos de cálcio diminuíam pela metade o risco de pré-eclâmpsia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa