quinta, 28 de março de 2024

Casamento gay obtém maioria de votos favoráveis no STJ

20 outubro 2011 - 23h58Por Agência Brasil
O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi considerado legal pela maioria dos ministros da Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ontem, mas a votação não está concluída.

“Se é verdade que o casamento civil é a forma pela qual o Estado melhor protege a família, e sendo múltiplos os arranjos familiares reconhecidos pela Carta Magna, tal opção não poderá ser negada a nenhuma família, independentemente da orientação sexual dos participantes, pois as famílias constituídas por pares homoafetivos detêm os mesmos princípios daquelas constituídas por casais heteroafetivos, que são a dignidade das pessoas e o afeto”, afirmou o relator, ministro Luis Felipe Salomão.

Um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, que seria o último a votar, interrompeu o julgamento quando o placar estava em 4 x 0 pela liberação da união civil homoafetiva.

O tribunal analisa um recurso de duas mulheres que tentam obter em cartório a autorização para o casamento no Rio Grande do Sul. Em primeira instância e também no TJ/RS (Tribunal de Justiça), o pedido foi negado. O entendimento no TJ foi de que o Código Civil de 2002 só libera o casamento entre homem e mulher.

Segundo o site governamental Agência Brasil, é a primeira vez que um tribunal superior analisa o assunto desde que o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a união estável entre pessoas de mesmo sexo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DETRAN

No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam e abrem caminhos para a faculdade

GERAL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

CULTURA

Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS