Menu
Busca domingo, 26 de setembro de 2021

Comer bem e praticar ioga podem reverter o envelhecimento

Estudo diz que estilo de vida saudável reflete nas cadeias de DNA

20 setembro 2013 - 16h30
Daquidali



Quem nunca sonhou em parar a ação do tempo e manter uma pele sempre jovem? Apesar de não existir uma mágica para isso, algumas práticas saudáveis podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento, e até mesmo revertê-lo. De acordo com um novo estudo, publicado no The Lancet Oncology, a ioga e a alimentação teriam papel-chave para realizar essa tarefa.


De acordo com os pesquisadores, manter-se em forma, ter uma dieta baseada em vegetais e reduzir o estresse poderia aumentar o tempo de vida das células. Eles estudaram o efeito da saúde nas cadeias de DNA chamadas de telômeros, pequenas “capsulas” no final dos cromossomos que os protegem do envelhecimento. Os telômeros agem como as pontas encapadas do cadarço dos sapatos, impedindo sua deterioração.

Apelidados de “relógios cromossômicos”, eles encurtam à medida que as pessoas envelhecem. Este processo está associado a um risco maior de morte precoce e de condições como doenças cardíacas, demência, diabetes e cancro, assim como o aumento da vulnerabilidade a infecções. Para chegar a esses resultados, foram comparados dois grupos de homens com câncer de próstata não agressivo em fase inicial que não haviam se submetido à cirurgia ou outros tratamentos. Um grupo de 25 pessoas ficou sem mudanças, enquanto outras 10 adotaram uma mudança radical de estilo de vida.

O grupo que mudou de hábitos adotou uma dieta rica em proteínas de plantas, frutas, vegetais e grãos integrais, além de carboidratos de baixo teor de gordura. Como complemento, eles começaram a praticar ioga e meditação para reduzir a tensão. Depois de cinco anos, testes de sangue comprovaram que os telômeros desse grupo haviam aumentado em cerca de 10%, revertendo o processo natural de envelhecimento. Já os que não adotaram as práticas tiveram uma redução de tamanho de 3%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÃO DE GOVERNO
Novas leis estaduais promovem educação e bem estar econômico-social em MS
POLÍCIA
PM atende ocorrências de violência doméstica na madrugada e prende cinco pessoas
TURISMO
Termina na quarta-feira pesquisa da Agepan e Fundtur para projeto de melhoria do transporte turístic
EDUCAÇÃO
Termina as 23h59 deste domingo (26) o prazo para participantes isentos que não compareceram ao Exame