terça, 23 de abril de 2024

Conheça os segredos das sobrancelhas de Juliana Paes

Conheça os segredos das sobrancelhas de Juliana Paes

04 maio 2012 - 16h10
Delas.ig


Ela tem cabelos longos, negros e encaracolados, pele cor de canela e perfume de cravo. Tem corpo de mulher jovem e feições de menina. É assim que Jorge Amado descreve Gabriela, personagem principal de seu romance “Gabriela Cravo e Canela”. Das sobrancelhas da moça, Jorge Amado não diz nada. Mas são justamente estes pelinhos de Juliana Paes, intérprete da personagem na nova produção da Rede Globo, que viraram assunto.

Desde que foram divulgadas as fotos da comemoração do aniversário de Juliana em São Raimundo Nonato, interior do Piauí, as sobrancelhas fartas e selvagens geraram os mais diversos comentários. O estilo natural e brejeiro de Gabriela de fato não combina com sobrancelhas bem delineadas, e, para compor a personagem, Juliana abriu mão da depilação. “Ela não mexe na sobrancelha desde o aniversário do filho, em dezembro”, conta Mareana Essa, depiladora do salão carioca Care e responsável por deixar os fios da atriz sempre bem alinhados. Não é a primeira vez que Juliana Paes muda as sobrancelhas em função de um personagem. É evidente a diferença de espessura e formato dos pelos de Jaqueline Joy, da novela “Celebridade”, e de Maya, protagonista de “Caminho das Índias”. Enquanto a manicure Jaqueline usava um traçado fino, a indiana Maya tinha sobrancelhas grossas e bem marcadas. Creusa, de “América”, tinha o desenho arredondado, e a jornalista Maíra Carvalho, de “A Favorita”, usava as sobrancelhas mais angulosas.

Mudar as sobrancelhas para caracterizar personagens faz sentido, mas na vida real variar o traçado o tempo todo não é indicado. “A sobrancelha não deve seguir tendências de moda, porque a moda é descartável, mas o seu rosto não”, aconselha o maquiador e designer de sobrancelhas Théo Carias. Para definir como tem de ser sua sobrancelha, um profissional deve avaliar os traços do rosto para deixar tudo harmônico e equilibrado. O problema em mudar o desenho das sobrancelhas todo o tempo está no risco dos pelos crescerem fracos ou simplesmente não crescerem mais, deixando falhas no desenho. “A depilação com pinça feita em casa, sem muita técnica, pode causar traumas e cicatrizes superficiais no supercílio. Onde há cicatriz, o pelo não cresce. Por isso ficam as falhas”, explica a dermatologista Camila Moulin, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No caso de Juliana Paes, que já teve todo o tipo de desenhos de sobrancelhas, os pelos voltaram a crescer abundantemente. Isso se deve ao método usado pela atriz: a depilação com linha. Quem trouxe esta técnica para o Brasil foi justamente Mareana, que cuida das sobrancelhas de Juliana há dez anos. Nascida no Iraque, Mareana mudou-se para o Brasil em 2001, e rapidamente a técnica de depilação que ela já dominava em seu país virou mania entre famosas como Marisa Monte, Carol Castro, Camila Pitanga e Guilhermina Guinle. “A depilação com linha é bem mais delicada que os outros métodos”, afirma Camila. “Recomendamos até para pacientes que fizeram peeling e tratamentos com laser, porque a depilação com linha causa pouquíssimo trauma”, completa. Além disso, a técnica não mancha a pele e os pelos demoram mais a crescer, garante Mareana.

A depilação com linha é simples, usa apenas uma linha de algodão para retirar os pelos. Depois de cortar um pedaço de linha de aproximadamente 50 centímetros e amarrar as pontas, cada extremidade deve ser segurada pelos dedos indicadores e polegares das mãos. A linha deve ser torcida, e, para arrancar os pelos, basta deixar que a parte torcida corra de uma mão para a outra, abrindo e fechando os dedos. “É como o movimento de uma tesoura”, explica Mareana, mas ressaltando que os pelos são arrancados pela raiz ao se enrolar na parte torcida da linha. Os profissionais fazem o movimento com muita rapidez, minimizando a dor.

Independentemente da técnica usada, pode valer a pena se inspirar na personagem Gabriela e deixar os pelos crescerem de maneira natural. “Eu acho que a Juliana está linda com as sobrancelhas grossas. Se o visual da Gabriela virar moda, aí sim é uma tendência saudável, que não causa estrago nenhum, ao contrário das descoloridas, muito finas ou totalmente depiladas”, diz Carias. O look mais natural é bem aceito hoje em dia, mas mesmo as sobrancelhas mais grossas pedem cuidados. “Não pode ser tosco. Tem que limpar tanto a parte superior quanto a inferior. E ao olhar o rosto da pessoa de perfil, o pelo não pode ser alto, tem que aparar as pontas. Se não tomar cuidado o visual pode ficar pesado e masculino”, completa o maquiador.
Para ficar com as sobrancelhas sempre lindas, Mareana aconselha ser fiel ao profissional que cuida de seus pelos, e nunca usar cera. Carias aconselha a não fazer a depilação em casa: “o designer de sobrancelhas enxerga o rosto por inteiro. Quando você faz em casa, perto do espelho, não consegue ver a totalidade, e qualquer fio tirado a mais pode estragar tudo”.
A dermatologista Camila faz coro com os dois: “o método que mais causa dano para a pele e para os pelos é a cera quente. Depois, na ordem, vem a cera fria, a depilação caseira feita com pinça, a depilação com pinça feita por profissionais e a linha”. Depois de depilada, mantenha as sobrancelhas bem penteadas e pronto: aí está a fórmula da sobrancelha perfeita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda