Menu
Busca sexta, 22 de outubro de 2021

Correios comemora hoje o Dia do Carteiro

25 janeiro 2012 - 09h50
Douradosnews

Os Correios comemoram nesta quarta-feira (25) o Dia do Carteiro. A data remonta ao período Brasil Colônia, em 1663, quando foi instituído o Correio-Mor.

Em todos os Estados, diversas atividades marcam a data. Os carteiros hoje somam 60 dos 115 mil empregados da empresa. Só no último concurso público, realizado em 2011, foram chamados mais de cinco mil novos carteiros.

Distribuição – Os carteiros são os principais agentes do processo de distribuição de cartas e encomendas. No mês passado, o Ministério das Comunicações editou portaria que estabelece metas de ampliação do serviço de distribuição. Hoje 82% da população conta com a distribuição postal externa (o restante tem acesso às suas correspondências em agências próximas); nos próximos quatro anos, essa porcentagem deverá chegar a 85%.

A ECT investiu R$ 93,6 milhões para aquisição de mais de 6 mil veículos, entre motocicletas, furgões e caminhões, modernizando a frota utilizada na distribuição de 35 milhões cartas e encomendas por dia em todo o Brasil.

Além da distribuição das correspondências, são eles os responsáveis pela difusão de importantes campanhas governamentais de conscientização da população: combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea, entre outras.

A partir deste ano, outra grande ação de cidadania terá a participação dos carteiros. Todos os pacientes que passarem pela rede hospitalar pública receberão, em casa, uma carta-resposta, batizada de Carta SUS, para que avaliem o atendimento recebido. A Carta SUS, que será entregue pelos Correios, terá porte-pago, ou seja, seu envio não terá nenhum custo para o usuário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GUIA LOPES DA LAGUNA
PMA prendem e autuam infrator por pescar utilizando petrecho ilegal, onde a pesca é proibida
OUTUBRO ROSA
Com foco na prevenção, Conselho leva mulheres com deficiência para realizar exames
OPERAÇÃO PROLEPSE
PMA autua 128 infratores, aplica 33 milhões em multas e realiza orientação em 740 propriedades
POLÍTICA
Projeto destina 10% de vagas no Sine para mulher vítima de violência