sexta, 23 de fevereiro de 2024

Dentista amambaiense recebe homenagem do Conselho Regional de Odontologia

Dentista amambaiense recebe homenagem do Conselho Regional de Odontologia

14 maio 2012 - 13h00
Amambainoticias


O dentista amambaiense Ramão Moacir Machado recebeu no mês de abril, uma homenagem do Conselho Regional de Odontologia do Mato Grosso do Sul. Moacir, como é conhecido, foi homenageado devido aos bons serviços prestados por ele à medicina odontológica sul-mato-grossense.

“Pra mim foi uma honra muito grande ter meu trabalho reconhecido, e, além do trabalho, minha conduta ética diante da profissão”, disse o dentista que tem 74 anos e há 49 dedica-se à profissão em Amambai.

A homenagem foi realizada no Plenário Julio Maia, na Câmara Estadual de Campo Grande, capital do estado no dia 23 de abril. Essa é a segunda vez que o dentista é homenageado, na primeira vez, ele recebeu em 2009 uma honraria por nunca ter sofrido nenhuma punição durante o exercício da profissão.

Moacir diz que escolheu a profissão de dentista por ser importante e bastante honrada. “É uma profissão em que você se relaciona com seus semelhantes, prestando serviço para aliviar a dor, o que é uma ironia, pois o meu nome (Moacir) deriva do tupi guarani que significa ‘faz doer’, e eu escolhi justamente o caminho oposto, que é evitar que o paciente sinta dor”, cita Moacir, que foi o segundo dentista formado a exercer a profissão em Amambai.

Sobre os caminhos da profissão ao longo de todos esses anos, Moacir diz que o maio avanço foi na área da estética. “O maior avanço na odontologia foi em relação à estética, cujo conceito e valorização são de fundamental importância para os pacientes”, diz o dentista.

Ramão Moacir é casado com Nádia Bogado Siqueira Machado, tem quatro filhos, dos quais, apenas o mais novo, de dois anos mora com ele. “Nenhum dos meus três filhos formou-se em odontologia, não foi por falta de estimulo meu, até gostaria que um deles trabalhasse na área, mas não forcei nenhum deles. Acho que cada pessoa deve fazer o que realmente gosta”, explica ele.

Além de seu trabalho como dentista, Moacir foi professor de escolas de Amambai, lecionando Ciências no Dom Aquino e na antiga escola Batista, também foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Amambai no ano de 1964. Foi rotariano e presidente do Rotary Club de Amambai no ano de 1965.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Antropólogos propõem incluir povo indígena em debate sobre bioeconomia

GERAL

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

GERAL

STF pode agendar audiências para debater revisão da Lei da Anistia

INVESTIMENTO

Ministra do Departamento Econômico e Comercial da China vem a MS prospectar negócios