Menu
Busca domingo, 19 de janeiro de 2020
ESTELIONÁTO

Detran/MS alerta sobre golpe da Carteira de Motorista facilitada

04 dezembro 2019 - 08h30Por Dourados News

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta aos candidatos à primeira habilitação sobre golpes de supostos facilitadores pela internet. Os anúncios de venda de documentos, encontrados em sites, redes sociais, bem como presencialmente, escondem golpes praticados por estelionatários que exigem pagamentos antecipados para a emissão da carteira sem autenticidade e que, na maioria das vezes, sequer é entregue.

Normalmente os golpistas levam os candidatos a acreditarem que é possível retirar a habilitação sem passar pelos exames obrigatórios. Para isso, usam o nome do Detran e até de parceiros para aplicar a fraude. Em troca, exigem pagamentos por depósito bancário ou boleto, antes de entregar o suposto documento, e nunca marcam encontros presenciais.

Além do dinheiro, os estelionatários pedem o envio de números de documentos, assinaturas e até as digitais do candidato. Ao fornecer essas informações, a pessoa fica sujeita a outros tipos de golpes, principalmente relacionados à aprovação de crédito e financiamentos.

Conforme a diretora de habilitação do Detran-MS, Rosilda Melo, para qualquer procedimento relativo a obtenção ou regularização da CNH, é orientado que  procure sempre os meios legais, através dos órgãos competentes, como um Centro de Formação de Condutores, por exemplo. “E lembre-se a única forma legal de obter a habilitação é passar pela capacitação, avaliações e exame psicológico, médico, teórico e prático”, concluiu.

A delegada corregedora do Detran-MS, delegada Maria de Lourdes Cano, ressalta que é possível denunciar essa ação através do telefone 3368-0206 ou pelo e-mail cotra@detran.ms.gov.br. “Após a denúncia, o caso será apurado para que o delinquente seja punido pela sua responsabilidade criminal”, encerra. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUGA EM MASSA
MS reforça policiamento em cidades e estradas após fuga em penitenciária na fronteira com o Paraguai
JUSTIÇA
Polícias mudam rotina para se adequarem à Lei de Abuso de Autoridade
Corporações estão deixando de divulgar fotos de pessoas sem condenação
GERAL
Brasil assina acordo de cooperação agrícola com a Alemanha
SAÚDE
Arquivo/Agência Brasil