quarta, 24 de abril de 2024
MÚSICA, GUERRA E REVOLUÇÃO

Documentário desvenda cenário musical durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

09 outubro 2019 - 11h15Por Dourados News

Nesta quarta-feira, 9, às 20h (MS), estreia o documentário “Música, Guerra e Revolução” (“Music, War and Revolution”) com exclusividade no Film & Arts (648 da Claro TV e 648 da NET).

Dividida em três episódios, que serão transmitidos dias 9, 16 e 23 de outubro, sempre no mesmo horário, a série inicia mostrando como o mundo musical foi afetado em 1914, quando irrompeu a Primeira Grande Guerra Mundial. Muitos artistas foram mobilizados para o conflito, como soldados na frente de batalha quer ou compositores de hinos e música patriótica.

O segundo capítulo redescobre os compositores russos amplamente exilados e esquecidos do início do século XX, que jogaram com o futurismo, escreveram o primeiro acorde de doze tons da história musical ou inventaram o pioneiro instrumento musical eletrônico.

Enquanto os dois primeiros episódios são dedicados aos envolvimentos esperançosos e consequentemente trágicos entre a arte e a política de que tantos artistas foram vítimas durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução de Outubro, o derradeiro episódio embarca em uma busca dos aspectos políticos da música, combinando exemplos históricos com o presente.

Já a última parte de “Música, Guerra e Revolução” aborda diversos pontos de vista dos momentos políticos da música, dialogando com artistas de renome, como os diretores de orquestra Valery Gergiev e Daniel Barenboim, a pianista venezuelana Gabriela Montero e a violoncelista germano-britânica Anita Lasker-Wallfisch, uma das últimas sobreviventes da Orquestra de Mulheres de Auschwitz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda