sexta, 19 de abril de 2024

Doenças Respiratórias em Cães, por Thiago Mariani

Doenças Respiratórias em Cães, por Thiago Mariani

03 maio 2012 - 15h50
Douradosnews


É durante o inverno, quando o clima se torna mais seco e frio e quando tendemos a permanecer em ambientes fechados, que a ocorrência de problemas de cunho respiratório é mais acentuada. O mesmo é válido para os animais.

Na clínica de pequenos animais percebe-se um crescente número de casos que traz como queixa principal o surgimento de tosse, a qual varia de seca e improdutiva a tosse intensa e produtiva. Os animais, principalmente os cães, perdem o apetite, se mostram mais apáticos e intolerantes ao exerc ício e quando o fazem, é comum o surgimento da tosse.

As causas para este tipo de ocorrência são amplas e podem envolver diversas estruturas do organismo. Na maioria dos casos a raiz do problema está no trato respiratório e uma rigorosa observação por parte de um médico veterinário é indispensável para avaliar a situação corretamente.

É imperioso que o proprietário evite a administração de medicamentos, sobretudo medicamentos destinados a humanos. Em algumas situações a administração de fármacos de forma descabida colabora para a piora do quadro clínico do pet.

Assim, o indispensável é a busca por atendimento junto ao médico veterinário. Na grande maioria dos casos o atendimento precoce garante uma rápida recuperação com pequena intervenção.

(*) Médico veterinário do Hospital Veterinário da UNIGRAN

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa