quinta, 29 de fevereiro de 2024

Eleitores têm até dia 9 para regularizar título

Eleitores têm até dia 9 para regularizar título

02 maio 2012 - 12h53
Divulgação (TP)

Os eleitores que irão às urnas em outubro deste ano para eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, têm uma semana para regularizar a situação do título eleitoral.

O prazo, que neste ano será no dia 9 de maio, é uma exigência da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que determina o fechamento do cadastro eleitoral em todo país, com 150 dias antes da eleição.

Assim, devem ficar atentos ao prazo os cidadãos que irão solicitar o título de eleitor pela primeira vez; bem como aqueles que precisam transferir seu domicílio eleitoral; e também os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que precisam pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

Basta comparecer ao cartório eleitoral levando um documento pessoal de identificação e comprovante de residência. Homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez devem apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

O voto é obrigatório para todo brasileiro maior de 18 anos. Já para os jovens maiores de 16 e menores de 18, assim como para as pessoas acima de 70 anos, o voto é facultativo. Com informações do TSE.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Projeto garante a participação de mães e grávidas em concursos de beleza

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto prevê abatimento no Fies para graduados em Direito que atuarem em Defensorias Públicas

ECONOMIA

Campos Neto defende estabilidade monetária para combater a pobreza

SAÚDE

Sessão solene na Câmara marca o Dia Mundial das Doenças Raras