sexta, 29 de março de 2024

Em jogo tenso, Vasco se classifica com virada

Em jogo tenso, Vasco se classifica com virada

09 novembro 2011 - 23h11Por Terra
Em jogo com três expulsões, briga entre jogadores e muita discussão em campo, o zagueiro Dedé foi o maior responsável por garantir a classificação do Vasco à semifinal da Copa Sul-Americana. Na noite de quarta-feira, em São Januário, ele marcou dois gols, deu uma assistência e comandou a equipe em mais uma impressionante virada na competição: precisando vencer por três gols de diferença, eliminou o Universitário, do Peru, ao fazer 5 a 2.

Dedé primeiro foi vilão: desviou chute de Rabanal no segundo tempo, o que acabou causando o segundo gol do Universitário. Com 2 a 1 no placar, o time cruzmaltino precisaria marcar mais quatro vezes para se classificar. Entre discussões de jogadores, que chegaram a brigar no gramado, e expulsões, ele liderou a equipe no ataque, em sua 100ª partida pelo clube.

O resultado marca mais uma impressionante recuperação do time cruzmaltino na Sul-Americana: nas oitavas, entrou em desvantagem contra o Aurora e avançou com um 8 a 3. Nesta quarta-feira, em jogo marcado por agressão entre jogadores e três expulsões, o time conseguiu seu objetivo atuando com o time principal, apesar de ainda brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.

O Universitário, que vive crise financeira, volta a campo no sábado para enfrentar o Cobresol, pelo Campeonato Peruano - a equipe ocupa apenas a sexta colocação. O Vasco, por sua vez, tem o clássico com o Botafogo pela frente, às 19h (de Brasília) do domingo, no Engenhão. Se vencer e contar com tropeço do Corinthians, pode voltar à liderança do Campeonato Brasileiro.

O jogo

O Vasco entrou em campo esbanjando motivação. Motivos não faltavam: sem marcar há três jogos e fraquejando no Campeonato Brasileiro, prescisava de boa atuação para ganhar fôlego; vinha de uma virada depois de resultado adverso, quando se classificou massacrando o Aurora por 8 a 3; recebeu a visita do técnico Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC, no almoço; e por fim ia atuar com a equipe titular.

Com a presença maciça da torcida cruzmaltina, o jogo foi tenso. Após pequenas disputas e reclamações a cada vez que uma falta era marcada e a bola era tocada para longe os jogadores trocavam empurrões. A confusão começou após o apito final do primeiro tempo, quando jogadores de ambos os clubes chegaram a se agredir. A discussão continuou pelo túnel do vestiário, em clima tenso.

Antes disso, o Vasco dominou plenamente o jogo e acertou a trave logo aos 10min, quando Elton desviou cruzamento de cabeça. Aos 21min, após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Juninho, que foi chutado por três jogadores do Universitário. Carlos Amarilla deu pênalti. O Vasco abriu o placar em cobrança de Diego Souza, que colocou a bola com categoria no canto direito do goleiro Llontop.

O clima em São Januário esquentou ainda mais, o suficiente para permitir que, em desatenção, o Universitário pudesse empatar. Após rápido contra-ataque, Ruidíaz recebeu cruzamento longo, pegou de primeira na bola e encobriu o mal posicionado Fernando Prass para acabar com a empolgação vascaína. Com os ânimos exaltados, os jogadores brigaram na ida para o vestiário. Na volta para o segundo tempo, Amarilla expulsou Diego Souza e Gonzáles por conta do tumulto.

O jogo mal recomeçou e o Universitário conseguiu virar o placar: Rabanal aproveitou sobra em cobrança de escanteio e bateu de fora da área. A bola desviou em Dedé, que completou 100 jogos nesta quarta-feira, e tirou Fernando Prass do lance. Neste ponto, o Vasco precisava de mais três gols. A reação foi quase imediata: o time brasileiro deu a saída, foi ao ataque e, em cruzamento, Elton desviou de cabeça para empatar.

Aos 12min saiu o quinto gol da noite, o terceiro do Vasco: Dedé recebeu pela direita, tentou o cruzamento e contou com a ajuda do goleiro Llontop, que aceitou ao tentar agarrar a bola no chão. Pouco depois, Fagner tentou bloquear chutão de Rabanal e levou um tapa do peruano, que acabou expulso, deixando o anfitrião em vantagem numérica em campo. Assim, o Vasco partiu para cima em buscar do resultado que parecia tão complicado.

Dedé fez mais um gol aos 26 minutos, cabeceando em cobrança de falta e mandando a bola no ângulo direito de Llontop. O quinto gol, que já seria suficiente para a classificação, saiu aos 36 minutos, em nova participação do zagueiro vascaíno. O jogador desviou de cabeça uma cobrança de escanteio, Alecsandro se antecipou e desviou a bola para o fundo das redes.

Nos minutos finais, o Vasco fez festa com a sua torcida e até criou algumas oportunidades de ampliar o placar. Não levou sustos do Universitário, que não teve forças para se recuperar - com dois homens a menos, jogava no sistema 4-3-1 tentando segurar o placar, tarefa que foi impossível por causa de Dedé.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

MATO GROSSO DO SUL

Furtos de energia em MS no ano passado dariam para abastecer cidade com 95 mil casas