terça, 23 de abril de 2024

Embrapa apresenta pesquisas voltadas para cana-de-açúcar

Embrapa apresenta pesquisas voltadas para cana-de-açúcar

08 novembro 2011 - 21h48Por Assessoria
O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Guilherme Lafourcade Asmus, participa nessa quarta-feira, 9 de novembro, às 11hs, do Canasul 2011, quando falará sobre a atuação da Embrapa em pesquisas com cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o público participante do evento, que está sendo realizado no salão de eventos da Unigran, poderá conhecer o posicionamento da Embrapa frente a esse novo momento de produção de cana-de-açúcar no Estado, que atualmente é uma importante cultura agrícola regional.

“O grande diferencial positivo da colheita de cana-de-açúcar no Estado é o fato dela ser feita com a cana-de-açúcar crua e praticamente totalmente mecanizada, dispensando o uso de queimadas e contribuindo inclusive com a formação de palhada”, explica Guilherme. Entretanto, segundo ele, a tecnologia utilizada é importada de outras regiões canavieiras, reforçando assim a necessidade de pesquisas que possibilitem a adaptação dessas tecnologias para as características locais de solo, clima, entre outros aspectos. “Temos necessidade de ampliar o aporte técnico científico para essa cultura no Mato Grosso do Sul, agregando valor aos esforços que já vêem sendo feitos por parte das Universidades da região e da Embrapa”, disse.

Guilherme destaca que a Embrapa considera como um objetivo estratégico de atuação as pesquisas voltadas para viabilizar inovações tecnológicas para agroenergia e biocombustível e ressalta que os mesmos estão presentes tanto no Plano Diretor da Embrapa (PDE) quanto no Plano Diretor da Embrapa Agropecuária Oeste (PDU). Dentre as pesquisas que estão sendo conduzidas pela Embrapa, ele enfatiza: a adaptação de cultivares, o impacto da retirada total e parcial da palha, as opções locais para reforma do canavial e o manejo de pragas. Em sua palestra, ele vai apresentar informações mais detalhadas sobre essas pesquisas, além de alguns resultados obtidos.

Finalmente, Guilherme vai destacar o potencial de novas pesquisas a serem desenvolvidas em relação à cultura de cana-de-açúcar, tais como: alternativas de matéria-prima para maximizar o uso da indústria instalada, aprimoramento do zoneamento, fixação biológica de nitrogênio, calibração de nutrientes e manejo do solo.

Evento - O Canasul 2011 acontece de 7 a 9 de novembro, no salão de eventos da Unigran, por meio de feira de produtos para o setor, palestras e workshops, além de rodada de negócios. O evento é uma realização da Prefeitura de Dourados, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e Seprotur (Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo).

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa