Menu
Busca segunda, 21 de junho de 2021

Estudo aponta que 73,3% dos resíduos sólidos têm destinação inadequada em MS

09 maio 2012 - 18h03Por CG News
Em Mato Grosso do Sul, 73,3% dos resíduos sólidos produzidos no ano passado tiveram destinação inadequada. Por dia cada habitante sul-mato-grossense gerou 1,026 quilo de lixo, o que significa mais de 360 quilos ao longo de um ano todo.

A informação é da nova edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado na terça-feira (8) pela Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

De acordo com o estudo, o país pouco avançou no que ser refere à gestão dos resíduos sólidos urbanos em 2011. Conforme a publicação, no ano de 2011, 3.371 municípios brasileiros, 60,5% do total de 5.565 municípios, deram destino inadequado a mais de 74 mil toneladas de resíduos por dia, que seguiram para lixões e aterros controlados, sem a devida proteção ambiental.

Com a quantidade de resíduos que tiveram destino inadequado no País seria possível encher 56 piscinas olímpicas em cada dia do ano. Outros 6,4 milhões de toneladas sequer foram coletadas, o que equivale 45 estádios de Maracanã repletos de lixo.

Conforme um estudo divulgado no começo deste ano pela ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública) aponta que Mato Grosso do Sul precisa construir 23 aterros sanitários, que vão custar R$ 60 milhões.

O projeto da Associação foi feito porque os municípios de todo o País que ainda não têm espaço ambientalmente adequado para destinação do lixo precisam construí-lo até agosto de 2014, por determinação legislativa.

É que a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como principal meta a erradicação de todos os lixões do País. Estes têm que ser substituídos por aterros sanitários até agosto de 2014.

Em Mato Grosso do Sul, o projeto da ABLP prevê a implantação de 13 aterros sanitários de grande porte e 10 aterros sanitários de pequeno porte, a um custo de aproximadamente R$ 60 milhões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE
Processo Seletivo para contratação de Analista de Medidas Socioeducativas está com inscrições aberta
INVESTIGAÇÃO
Polícia descarta latrocínio e investiga morte de mulher em Dourados por execução
LAGUNA CARAPÃ
Homem que seguia para Campinas com mais de 70 quilos de maconha foi preso pelo DOF
IMUNIZAÇÃO
Secretaria de Estado de Saúde distribui aos municípios 97.500 doses da vacina da Astrazeneca