Gerardo Martino deixou o comando do Paraguai na sexta-feira. O treinador levou a equipe ao vice-campeonato da Copa América, conquistada pelo Uruguai. Ele foi substituído pelo ex-jogador Arce, ídolo de Grêmio, Palmeiras e da própria seleção.
Martino estava à frente do Paraguai desde 2007. “Deixo de ser treinador da seleção a partir desta data. Deixei de ser um aporte para o que nós imaginávamos. Após o Mundial, pensávamos em um cenário de maior crescimento”, disse o argentino, em entrevista coletiva.
Depois da final da Copa América, vencida pelo Uruguai por 3 a 0, Martino passou alguns dias de férias em Rosário, sua cidade natal. No torneio continental, a seleção paraguaia ficou marcada por uma campanha curiosa: a equipe chegou à decisão sem ter vencido um jogo sequer.
“O rendimento da equipe esteve em outro nível e isso é responsabilidade da comissão técnica. A seleção não evoluiu como esperávamos. É importante haver uma mudança”, afirmou Martino.
Arce, que teve passagens marcantes por Grêmio e Palmeiras, começou sua carreira como treinador em 2007. O ex-lateral direito trabalha há quatro anos no Rubio Ñú. Em 2008, ele conduziu o time ao título da segunda divisão paraguaia.
O novo treinador da seleção paraguaia já foi apresentado oficialmente. Em sua primeira entrevista coletiva no cargo, Arce disse que "não há muito tempo a perder". O Paraguai estreia nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2014 em outubro, contra o Peru, fora de casa.