quinta, 25 de abril de 2024

Governo em MS adota medidas sanitárias após aftosa no Paraguai

Governo em MS adota medidas sanitárias após aftosa no Paraguai

03 janeiro 2012 - 15h16Por G1/MS
O governo de Mato Grosso do Sul já reforçou a vigilância sanitária feita na região de fronteira, logo depois da confirmação de foco de febre aftosa em uma propriedade no departamento de San Pedro, no Paraguai. Entre as medidas, a pulverização dos caminhões e elaboração de rota dos caminhões provenientes daquele país, com controle direto da Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

“Nós estamos fazendo o dever de casa”, disse Tereza Cristina. Os produtores da região de fronteira,do Brasil ou Paraguai devem procurar escritório da agência para retirar a Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). O foco foi confirmada por notas emitidas pela Secretaria de Pecuária Oficial do Paraguai e da Organização Internacional de Epizootias. Todos os caminhões vão seguir rota traçada previamente pelas autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul.

Em setembro do ano passado, um foco de aftosa foi relatado no mesmo departamento, situação considerada natural pela secretaria, por se tratar de ponto endêmico. Tereza Cristina diz que a preocupação é sempre por conta da proximidade com as áreas de fronteira afetadas. O governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária, irá se colocar à disposição do Paraguai para auxiliar nos trabalhos sanitários.

Por enquanto, feiras agropecuárias e eventos como clube de lações estão suspensos nos municípios brasileiros fronteiriços.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul